O crescimento acelerado da tecnologia coloca os usuários da internet em constante estado de alerta sobre possíveis invasões à privacidade. Quem tem um WhatsApp sempre se pergunta se existe a possibilidade de alguém estar “espionando” e lendo suas mensagens trocadas.
O aplicativo de mensagens é atualmente o mais famosos do país, tendo atingido a marca de dois bilhões de usuários no mundo em 2020. Com tanta gente usando a ferramenta, será que é possível garantir a segurança digital de todos?
Estou sendo espionado?
Segundo especialistas, a maioria das pessoas que espionam o WhatsApp de terceiros utilizam formas simples, como o WhatsApp Web. Se esse for o caso, é muito fácil saber se o aparelho está conectado em outro dispositivo, e até mesmo quando ele foi acessado pela última vez.
Basta acessar o menu “Configurações” e clicar em “Aparelhos conectados”. O aplicativo lista na tela todos os dispositivos onde a sessão está aberta, além do horário em que ela foi acessada.
Se o usuário perceber que a última vez em que certo aparelho esteve ativo foi em um horário que ele não estava usando, o melhor a se fazer é desconectar todos os dispositivos. Dessa forma, somente quem tem acesso ao celular poderá ler as mensagens.
O WhatsApp também conta que funções que enviam notificações sobre sessões suspeitas, mas o alerta não ocorre quando a conta é conectada em um computador usando o QR Code.