A resposta é sim! Apesar de o WhatsApp ainda não oferecer oficialmente a opção de desativar os status “online” e “digitando”, há truques que permitem o acesso ao aplicativo pelo usuário de forma totalmente anônima.
Para evitar que as informações de acesso apareçam logo abaixo do seu nome ou número para um contato, por exemplo, o modo mais simples e eficaz é bloqueando esta pessoa. A partir daí ela não poderá verificar nenhuma outra informação, assim como a foto do perfil, que também some.
Leia mais: Auxílio emergencial: Beneficiários receberão informações via WhatsApp
Mas se você acessou este post é porque não quer adotar uma medida tão drástica ou sair por aí bloqueando pessoas da sua lista de contatos. Sendo assim, duas dicas podem ajudar a aumentar a privacidade no mensageiro:
- a primeira é ativar as notificações do WhatsApp e, a cada mensagem recebida, tentar lê-la por meio da tela inicial do celular. Apesar de parecer algo simples e básico, a dica evita que o acesso ao mensageiro se faça obrigatório. O lado negativo, porém, é que textos muito longos não podem ser lidos integralmente, apenas mensagens mais curtas.
- a segunda é desativando a rede wi-fi ou conexão com rede móvel. Sem acesso à internet, o WhatsApp não “avisará” aos seus contatos que você entrou e ficou online. Neste cenário, é possível ainda digitar uma mensagem para um contato, que só será enviada assim que a conexão for restabelecida.
Vale destacar que seus contatos também não serão notificados enquanto o modo avião estiver ativado. Sendo assim, o truque serve tanto para ocultar o “online” como o “digitando”.