scorecardresearch ghost pixel



Entenda como a Caixa distribui os lucros do FGTS aos trabalhadores

Fundo de Garantia é utilizado para empréstimos, investimentos em saneamento, obras de infraestrutura etc. São eles que geram lucro sobre o FGTS, os quais devem ser distribuídos aos trabalhadores.



Você sabia que os trabalhadores têm direito ao lucro gerado pelo FGTS? Pois é, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode gerar rendimentos. Nem todos os assalariados sabem disso, muito menos que têm direito a uma parte dos ganhos. Em 2020, por exemplo, 66% dos lucros foram distribuídos aos trabalhadores brasileiros.

Leia também: Salário mínimo 2022: Novo valor deve impactar PIS/Pasep, INSS e seguro-desemprego

Para ter acesso a esse dinheiro são necessárias algumas condições específicas. São elas: demissão por justa causa, aposentadoria, compra de imóvel ou opção por saque-aniversário do FGTS. Fora dessas condições, o lucro se torna patrimônio líquido do Fundo de Garantia.

Como funciona a distribuição do lucro do FGTS

A distribuição do lucro do FGTS é feita pela Caixa Econômica Federal. O banco é o responsável por receber a verba do Fundo e colocá-la na conta do contribuinte.

Diferente do que se imagina, o FGTS não fica estagnado na conta. Parte dele é utilizada em empréstimos para aquisição de imóveis. Pode ser usado também para investimentos em saneamento, obras de infraestrutura etc.

Dessa forma, a Caixa recebe os juros dos empréstimos concedidos. São eles que geram lucro sobre o FGTS, os quais devem ser distribuídos aos trabalhadores. Essa prática começou em 2016, cujo percentual foi sendo alterado ao longo do tempo.

No ano mencionado, 50% do lucro foi repassado aos brasileiros com carteira assinada. A remuneração foi de 5,11% somados a 1,93% da taxa de distribuição.

No ano seguinte, 2017, 50% dos lucros também foram distribuídos. Dessa vez, a remuneração foi de 3,8% mais 1,72% de repasse. Em 2018, no entanto, foram repassados 100% dos lucros, o que gerou acréscimo de 3,9% para o trabalhador.

No último caso, em 218, o repasse foi integral conforme a Lei determinava. Entretanto, em 2019 a regra mudou e a taxa de referência acabou zerada. Assim, quem define a porcentagem e redistribuição passou a ser o Conselho do FGTS.

Dessa forma, foram repassados 66,2% em 2019 e no ano passado (2020) foram 66%. A última remuneração foi de 3% mais 1,84% do lucro. A remuneração foi acima dos dados que a Caixa projetava.

Para consultar seu saldo e os detalhes do FGTS, basta acessar o site do Fundo ou baixar o app Meu FGTS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário