O WhatsApp é hoje o aplicativo de mensagens preferido dos brasileiros, que durante a pandemia de Covid-19 encontraram novas maneiras para utilizar a ferramenta. Uma delas foi para impulsionar negócios, especialmente no que diz respeito à cobrança de dívidas.
A prática de cobrar devedores pelo WhatsApp está se tornando mais comum em razão de sua facilidade e baixo custo. Teoricamente, o cliente pode receber mensagens durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Vantagens e desvantagens
Aderir a negociações pelo aplicativo garante mais velocidade, eficiência e praticidade ao processo de cobrança. Além disso, o custo financeiro é baixo, já que a ferramenta é gratuita. Caso a empresa prefira, ela pode contratar uma companhia especializada em recuperação de crédito para gerenciar o envio das mensagens.
Outro ponto positivo é que apenas o remetente e o destinatário têm acesso ao conteúdo das mensagens, já que elas são criptografadas. O recurso garante mais segurança ao processo e possibilita o envio de boletos e outros documentos sem preocupação.
No campo das desvantagens, vale lembrar que nem sempre o perfil da empresa ou do cliente combina com cobranças pelo WhatsApp. Para alguns, isso pode parecer invasão de privacidade, o que pode gerar um desconforto entre as partes envolvidas na negociação.
Afinal, o processo é legal?
Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), a cobrança pelo WhatsApp é legítima. Entretanto, o cobrador não pode fazer investidas abusivas, como enviar diversas mensagens repetidas no mesmo dia, usar palavras ou termos ofensivos ou começar uma conversa sem checar se o número ainda pertence ao devedor.
Diversas empresas já realizam esse tipo de negociação, que tem se tornado cada vez mais profissional e efetiva, gerando bons resultados.
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