scorecardresearch ghost pixel



Veja como saber se o seu nome está negativado

Mais de 65 milhões de brasileiros estão inadimplentes, de acordo com o Serasa. Em junho deste ano 69,7% dos brasileiros tinham dívidas.



Atualmente, existem mais de 65 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Os dados são do Serasa e mostram as pessoas que estão com o “nome sujo” na praça. Para esses cidadãos, a oferta de crédito e a possibilidade de compra estão completamente comprometidas.

Além da quantidade de pessoas inadimplentes, o Serasa também mostra qual é o valor médio das dívidas. Em média, cada um dos mais de 65 milhões de inadimplentes deve R$ 3.937,38

Esse é o menor número de devedores dos últimos doze meses. Ou seja, a situação chegou a ser ainda pior. Ao todo, são 29,7% de brasileiros endividados com cartão de crédito e bancos. Outros 13% possuem dívidas no varejo.

Ter o CPF inserido no sistema de proteção ao crédito dificulta ou impossibilita fazer empréstimos, ter cartões ou parcelar compras. Mas, afinal, como saber se o seu nome está sujo?

Antigamente, consultar a situação de inadimplência era um pouco mais complicado. Contudo, hoje a tecnologia facilita a tarefa.

Existem, basicamente, duas formas de consulta: uma pelo site do SPC e outra pelo Serasa Experian. Ambas podem ser realizadas pela internet.

Como consultar se o nome está no Serasa:

Basta acessar o site ou baixar o aplicativo do Serasa no smartphone. Clique em “consultar dívidas”. Depois, é só fazer seu cadastro utilizando CPF, nome, nascimento e e-mail.

Assim que estiver tudo pronto, o usuário acessa uma página que mostra o Score. Se trata de uma espécie de pontuação que mede a confiabilidade do consumidor em pagar as dívidas.

Também é possível consultar se alguma dívida está ativa e se existe proposta para renegociação do saldo. A operação é gratuita.

Como consultar se o nome está sujo no SPC:

Para fazer a consulta de inadimplência junto ao SPC é preciso entrar no site SPC Brasil ou no aplicativo. 

Clique em “consultar CPF” na página inicial. O acesso às informações é pago, sendo que o plano mais barato custa R$ 16,90.

Cerca de 70% das famílias estão endividadas no Brasil

O Brasil registrou a maior proporção de famílias endividadas em mais de uma década. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Vale destacar que a situação é grave, mas vem de longa data. Desde 2010 o país registra altos níveis de famílias endividadas. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostra isso.

Entretanto, em junho deste ano 69,7% dos brasileiros tinham dívidas. A alta foi de 1,7 ponto porcentual em relação a maio, quando a proporção era de 68,0%.

Leia também: Dados bancários começam a ser compartilhados dia 15; veja o que fazer




Voltar ao topo

Deixe um comentário