Violar as regras do WhatsApp pode fazer com que o usuário seja banido do aplicativo sem explicações adicionais. Espalhar notícias falsas, usar robôs, disseminar discurso de ódio e disparar mensagens em massa são alguns exemplos de práticas que levam à expulsão de donos de contas.
Veja mais: Confirmado! Confira o calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial
Mas como nenhum sistema é infalível, o banimento pode ser uma decisão equivocada em alguns casos. Para lidar com essas situações de injustiça, a empresa está preparando um recurso de revisão, atualmente em fase de testes com usuários do sistema iOS.
Leia também: Usuários do WhatsApp se revoltam com atualização de privacidade
No momento, quem teve a conta excluída deve entrar em contato com o suporte dentro do próprio aplicativo para solicitar a recuperação. O processo leva um tempo considerável, o que pode prejudicar, por exemplos, lojas que utilizam o WhatsApp para atender clientes.
Novo procedimento
No sistema que está sendo testado, a plataforma vai enviar um aviso ao usuário que tiver uma conta banida assim que ele abrir o aplicativo. Nessa mensagem, estarão disponíveis todas as orientações para solicitar a recuperação da conta, pedido que será respondido em até 24 horas.
Caso o WhatsApp constate que o banimento foi de fato injusto, a conta voltará a ficar ativa imediatamente. Mas se a plataforma confirmar a quebra de alguma regra, a exclusão será permanente. As informações são do site WABetaInfo, que afirmou que ainda não há previsão de lançamento do recurso.