scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp: Veja se vale a pena trocar de app após atualização das regras

Descubra o que realmente muda com a atualização da política de privacidade do WhatsApp e se vale a pena trocar de aplicativo.



O anúncio na mudança da política de privacidade do aplicativo de mensagens mais famoso do país, o WhatsApp, levou milhares de pessoas a ameaçarem desativar suas contas. Uma das alterações que mais ganhou destaque foi a permissão que o usuário precisa dar para que a empresa compartilhe seus dados com o Facebook, empresa dona do aplicativo.

Após muitas reações negativas, o WhatsApp soltou um comunicado afirmando que “esta atualização não muda as práticas de compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, e não impacta como as pessoas se comunicam de forma privada com seus amigos e familiares em qualquer lugar do mundo”.

Mas se houve alterações nas regras, algo de fato tem que mudar. Entenda melhor quais foram essas atualizações e saiba se vale a pena migrar para outra ferramenta.

Impacto da nova política de privacidade

De acordo com especialista em segurança de dados Mariana Rielli, que lidera o projeto do Data Privacy Brasil, realmente não se trata de uma grande atualização. O WhatsApp já compartilha os dados de muitos de seus usuários com o Facebook, mas nem todo mundo sabe disso.

Desde que a empresa comprou o aplicativo em 2014 até agosto de 2016, quem criava uma conta podia decidir se aceitava ou não compartilhar seus dados. Mas depois desse período, a opção foi removida e o compartilhamento se tornou obrigatório.

A diferença é que agora o Facebook quer ampliar a integração do aplicativo de mensagens para que empresas façam anúncios mais direcionados. Dentre os dados que podem ser compartilhados estão nome, informações sobre o telefone (marca, modelo e operadora), número de IP e dados sobre pagamentos ou transações financeiras.

“O que muda, na verdade, agora é que as pessoas perceberam que elas não tinham o direito de se opor ao compartilhamento dos seus dados enquanto elas estavam usando os serviços de WhatsApp”, excplicou Rielli.

Vale a pena migrar para o Telegram?

Telegram vs Whatsapp

A procura por concorrentes aumentou significativamente após o anúncio das mudanças na política de privacidade. Segundo empresa de análise Sensor Tower, o Telegram foi baixado 6,5 milhões na semana em que o WhatsApp fez o anúncio e 11 milhões de vezes na semana seguinte.

Na visão de Marcos Simplicio, especialista em segurança de dados e professor de Engenharia de Computação na USP, cada ferramenta tem vantagens e desvantagens.“Para quem já coloca sua vida pessoal inteira no Facebook, é pouco provável que faça alguma diferença significativa (a mudança de política)”, disse.

“Se você se preocupa com sua privacidade a ponto de não entregar muitos dados para o Facebook, então é interessante a hipótese de trocar de aplicativo. Já se você gosta da personalização que o Facebook te dá (como anúncios focados nos seus interesses), você vai estar ganhando em termos de serviços fornecidos personalizados para você (ao disponibilizar mais dados)”, concluiu.

Leia mais: Veja o que fazer se o seu perfil do WhatsApp foi roubado




Voltar ao topo

Deixe um comentário