scorecardresearch ghost pixel



Novo golpe do WhatsApp já atingiu mais 300 mil pessoas

Entenda como funciona e o que fazer para se proteger dos criminosos. O golpe da “vaga de emprego” já foi enviado para mais de 346 mil pessoas só em 2021.



Um novo tipo de golpe tem circulado pelas redes sociais dos brasileiros. Os criminosos utilizam, especialmente, o WhatsApp para disseminar mensagens enganosas. O objetivo é oferecer uma falsa oportunidade de trabalho.

O golpe da “vaga de emprego” já foi enviado para mais de 346 mil pessoas só em 2021. Por conta do alto índice de desemprego e a escassez de ofertas de trabalho, o crime tem se popularizado.

Leia também: Banco PAN está entre as financeiras com mais reclamações

Nessa modalidade de estelionato, o objetivo é roubar dados dos usuários. Informações como CPF, endereço, telefone e dados bancários são os alvos dos golpistas. O levantamento sobre esse tema foi feito pela empresa PSafe. 

Como funciona o golpe da vaga de emprego

Os usuários recebem uma mensagem no WhatsApp anunciando uma suposta oferta de trabalho. Ao clicar no anúncio, a vítima é levada para um site com perguntas aleatórias.

Essa página é criada apenas para distração daqueles que demonstram interesse na oferta. Depois, para dar andamento no cadastro à vaga, é necessário informar vários dados pessoais.

Contudo, os dados descritos pela vítima são repassados para os golpistas. Em posse das informações, eles podem invadir contas, desviar recursos e efetuar compras digitais. Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser feito através das informações sensíveis fornecidas.

Como reconhecer o golpe

Especialistas em segurança alertam para alguns sinais. Geralmente as vagas ofertadas são genéricas, destinadas a qualquer pessoa. É comum observar erros de português nos anúncios, além das mensagens parecem confusas.

Outro ponto de alerta é a própria forma de contato. Agências de empregos e empresas dificilmente entram em contato por redes sociais ou WhatsApp. 

Além disso, nenhuma oferta de emprego pede dados bancários para efetuar o cadastro. Ao receber um anúncio, vale a pena sempre procurar pela empresa na internet. Tente saber se quem está ofertando a vaga realmente existe antes de informar qualquer dado pessoal.

Fora isso, sempre tenha um programa de segurança, como antivírus instalado no celular. Esses programas podem reconhecer ameaças e sites enganosos. Dessa forma, o usuário tem uma garantia a mais na proteção de suas informações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário