scorecardresearch ghost pixel



5 coisas que aumentam o consumo de combustível do seu veículo

Mudanças de atitude e mais atenção ao manual do veículo podem gerar redução considerável no consumo de combustível.



Os preços dos combustíveis se tornaram um verdadeiro pesadelo para os brasileiros, que precisam encontrar formas de lidar com os aumentos constantes. Em alguns estados, já é possível encontrar a gasolina a mais de R$ 7 o litro, por isso o jeito é economizar.

Leia mais: SUV híbrido com autonomia de 1.200 km pode chegar ao Brasil

Algumas atitudes simples podem reduzir significativamente o consumo de combustível de um veículo. Confira uma lista com cinco coisas que fazem você gastar mais gasolina.

1 – Não calibrar os pneus

Rodar com os pneus calibrados é essencial para reduzir o consumo de combustível. O atrito com o chão aumenta quando eles estão vazios, o que eleva a taxa de combustível. Se você quer impedir que isso aconteça, basta calibrar corretamente os pneus de acordo com o recomendado pela fabricante do carro.

2 – Abusar do ar condicionado

Em grande parte do país, o calor impera e o ar condicionado é quase um item básico. Entretanto, ele é um dos grandes vilões quando o assunto é aumento de consumo porque seu compressor é ligado ao motor. Quando puder, prefira andar com as janelas abertas e deixar o aparelho desligado, exceto na estrada.

3 – Encher o carro de peso

Cada modelo de carro tem um peso máximo permitido, que quando ultrapassado pode afetar seu desempenho e consumo. Excesso de peso exige mais força do motor, o que faz com que ele gaste mais combustível. A dica é não andar com mais peso do que o recomendado pela fabricante.

4 – Andar com tanque lotado ou vazio

O tanque de combustível também merece atenção. Deixar o reservatório muito cheio ou muito vazio pode causar problemas. Encher demais danifica o cânister, peça que filtra os gases retidos. Já encher de menos pode causar pane seca e aumentar a taxa de perda por evaporação. Manter equilíbrio é o ideal.

5 – Usar vela desgastada

Verificar a situação das velas de significação pode fazer você gastar menos para abastecer. Quando estão desgastadas, elas podem levar aumentar o consumo, já que servem para produzir a faísca necessária para o combustível explodir e ligar o motor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário