Em todos os estados brasileiros, abastecer com etanol é menos vantajoso

Pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostra encher o tanque com etanol deixou de valer a pena em todos os estados.



O brasileiro que se acostumou a abastecer com etanol precisa refazer as contas. Uma pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que em todos os estados do país, encher o tanque com gasolina é mais vantajoso.

Leia mais: Novo serviço da Uber deixa cliente “furar fila”, mas preço é mais alto

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 9 de outubro e mostra que o preço médio da gasolina no Brasil era de R$ 6,117 por litro no período. Já o etanol saía a uma média de R$ 4,775 o litro.

O bicombustível só vale a pena quando seu preço equivale a até 70% do valor da gasolina. De acordo com os dados da ANP, essa proporção chegou a 78% no nível nacional, o que significa que é melhor optar pelo derivado de petróleo.

A regra vale para todos os estados brasileiros. No Rio de Janeiro, a proporção entre a gasolina e o etanol chegou a 86%, enquanto em locais como Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe ela já ultrapassa os 90%.

No caso de veículos fabricados nos últimos cinco anos que contam com tecnologia mais avançada, ou ainda de carros que rendem mais de 12 quilômetros por litro, a proporção usada como base é de 75%. Levando em conta essa regra, ainda vale a pena abastecer com etanol apenas no estado de Mato Grosso.

Veja abaixo a tabela de proporção entre gasolina e etanol em todos os estados brasileiros:

Fonte: Extra




Voltar ao topo

Deixe um comentário