scorecardresearch ghost pixel



Alexa, assistente de voz da Amazon, coleta dados íntimos de seus usuários; descubra quais

Mesmo estando desligada a assistente de voz faz coleta de dados.



Se você tem uma Alexa em casa, cuidado! Ela está ouvindo tudo, mesmo quando está desligada. Ibraheem Samirah, um legislador do estado norte-americano da Virgínia que estudou questões de privacidade na internet, se surpreendeu quando soube os detalhes das informações que a Amazon conseguiu coletar sobre ele através da sua assistente de voz.

Confira ainda: Procurando um emprego? Amazon tem 5,5 mil vagas para Black Friday e Natal

De acordo com Samirah, a empresa havia coletado mais de mil contatos de seu telefone, havia registrado com precisão qual parte do Alcorão ele havia ouvido em 17 de dezembro de 2020. Além disso a plataforma tinha acesso a pesquisas íntimas e delicadas que ele pensava que fossem privadas.

A Amazon utiliza da sua assistente de voz Alexa, das compras em seu marketplace, dos leitores eletrônicos Kindle e da sua plataforma de música para reunir um número grande de informações sobre seus clientes.

Em 2018, na Califórnia, a empresa teve que disponibilizar os dados para Samirah, após uma medida judicial que exigia a divulgação de tais informações mediante solicitação de seus consumidores.

Segundo a Amazon, seus produtos são projetados para registrar o mínimo possível, começando apenas quando a palavra “Alexa” é acionada e parando quando termina o comando do usuário. Mas mediante a descoberta de Samirah, a empresa informou a ele que, às vezes, o serviço capturava conversas mais longas, mesmo quando não deveria estar ativado.

A Amazon afirmou que tem trabalhado com cientistas e engenheiros melhorar a tecnologia, de forma que essas gravações não aconteçam antes da ativação do comando “Alexa”. A empresa disse ainda que sempre alerta os seus clientes sobre o armazenamento das gravações no momento em que os aparelhos são configurados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário