Se você utiliza muito o WhatsApp Web para o envio de mensagens e tinha dificuldades, pois, sempre precisava do celular conectado à internet, saiba que a nova atualização do aplicativo está chegando para que mais usuários possam testar. O novo recurso, que está sendo testado desde julho de 2021, dispensa a necessidade de ter o aparelho celular conectado à internet.
Leia ainda: WhatsApp vai implantar verificação de identidade para fazer pagamentos
Mas calma! Você ainda vai precisar do seu smartphone para conectar o aplicativo no computador por meio da leitura do QrCode, depois disso não será mais necessário pois, o mensageiro poderá ser utilizado no computador de forma independente.
A outra novidade é que nesta nova versão o usuário também poderá utilizar a plataforma em até quatro dispositivos ao mesmo tempo, sem que a conexão do seu telefone à internet seja necessária.
Como era antes da atualização
Antes o responsável pelo envio e recebimento das mensagens por meio da plataforma no computador, era o smartphone. O PC na verdade funcionava com um tipo de interface, espelhando o aplicativo no dispositivo.
Além disso, é importante ressaltar que o celular é responsável também pela tecnologia de “criptografia ponta-a-ponta”, que garante que somente quem envia e recebe as mensagens pelo aplicativo possa ter acesso às conversas. Sendo assim, quando o celular desconectava da internet essa utilização se tornava impossível.
A nova função deixa o celular mais desprotegido?
Pelo contrário. Aquele passo a passo com a leitura do QrCode continua. Além disso, também será necessário o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital) no smartphone. O objetivo desse novo passo é evitar acessos indesejados e clonagens de contas.