scorecardresearch ghost pixel



5 dicas para organizar a sua vida financeira e sair do aperto

Aprenda de forma fácil a organizar as suas contas e cuidar do seu dinheiro



E se fosse possível realizar o seu maior sonho? Aliás, como está o seu plano para a realização desse sonho? O que você tem feito para que ele se torne realidade?

É importante primeiramente termos em mente que o estabelecimento de metas e planos é fundamental para que os nossos planos se realizem, porque de fato precisamos de dinheiro em alguns casos e sem planejamento e organização da vida financeira é muito mais difícil sair do sufoco para alcançar as vitórias.

Veja também: Empreender: conheça os produtos que podem ser vendidos com lucro de até 100%

Sabemos que a pandemia prejudicou muito a renda da maioria das famílias brasileiras, com as dicas que vamos te apresentar hoje, você poderá se organizar melhor financeiramente e fazer o seu planejamento tanto para sair do aperto como para realizar aquele sonho. Então vamos lá, papel e caneta na mão para anotar essas dicas maravilhosas.

  1. Não fuja dos boletos

A gente entende que conforme a situação vai apertando, a vontade que dá é de deixar os boletos e saldos negativos da conta de lado, mas essa realidade precisa mudar, pois também é de fundamental importância que estejamos atentos aos gastos.

Então, a primeira dica para organizar a sua vida financeira é encarar os boletos e a conta negativa e anotar tudo. Afinal, se você sabe o que deve, vai utilizar o dinheiro que entra na conta da forma correta.

  1. Evite compras parceladas

As compras parceladas quando não administradas podem se tornar uma bola de neve, então fique atento ao uso do cartão de crédito e se preciso for, diminua o seu uso. O habito de guardar dinheiro para comprar as coisas a vista é essencial para diminuir o endividamento.

  1. Aprenda a diferenciar o dinheiro bruto do líquido

Ter dados reais na hora de organizar a vida financeira é muito importante, por isso aprenda a separar da forma correta o valor bruto e líquido recebido em seu salário.

Bruto é o valor acordado no ato da contratação e que conta em seu registro de carteira. O líquido por sua vez, é o que sobre após os descontos de impostos.

  1. Tenha uma reserva de emergência

É muito importante ter uma reserva de emergência, para te socorrer naqueles momentos de extrema urgência. Para facilitar e não correr o risco de gastar o dinheiro de sua reserva o ideal é que ele fique em uma conta separada que você tenha pouco acesso. Mensalmente pode estipular um valor e que precisa ser muito alto, e ir colocando nesta conta, o valor na verdade vai depender muito da sua situação financeira naquele momento.

  1. Crie o seu planejamento financeiro

Como dito anteriormente, o planejamento é essencial para fazer esse controle financeiro, além disso, você pode utilizar as planilhas do excel, pode fazer anotações em cadernos e fazer o uso dos apps de celular.

São ótimas sugestões para fazer o controle do que entra e do que sai de dinheiro na conta bancária. Mas é importante ressaltar que a diferença mesmo virá de sua rotina e das escolhas que você fará. E lembre-se que tudo isso é super possível desde que você se esforce um pouco.




Voltar ao topo

Deixe um comentário