scorecardresearch ghost pixel



6 coisas que podem cortar o efeito do anticoncepcional e você nem imagina

Você sabia que alguns medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional? Veja quais são os riscos e como evitar.



O uso de anticoncepcionais é bastante comum no Brasil. Seja para evitar uma gravidez ou até mesmo controlar o fluxo menstrual. Apesar disso, alguns erros podem cortar o efeito do anticoncepcional.

Leia mais: 4 dicas importantes para ensinar o gato a usar a caixa de areia

Alguns medicamentos são mais fortes e podem acabar com o efeito do anticoncepcional. Além disso, até mesmo alterações simples no organismo podem levar à perda do efeito do remédio.

O que corta o efeito do anticoncepcional?

Veja abaixo a lista dos 6 principais inibidores dos efeitos do anticoncepcional que muitas mulheres não sabem.

1 – medicamentos: alguns remédios como os antibióticos podem inibir os efeitos do anticoncepcional. O mesmo vale para antifúngicos.

2 – vômito ou diarreia: se logo depois que você tomar o anticoncepcional tiver vômitos ou diarreias, o efeito do medicamento pode ser perdido. Principalmente nas primeiras 4 horas depois do uso do anticoncepcional. Isso acontece porque os vômitos e diarreias podem diminuir a absorção da pílula.

3 – doenças no intestino: qualquer que seja o problema de saúde na região do intestino pode prejudicar a absorção do anticoncepcional. Isso porque os hormônios não são absorvidos e diminuem o efeito da pílula.

4 – esquecimento: se você não lembra de tomar o anticoncepcional todos os dias, saiba que certamente os efeitos são menores do que o necessário para prevenir uma gravidez. Sem o uso regular, de preferência nós mesmos horários todos os dias, você pode ovular e engravidar por pequenos descuidos.

5 – chás: algumas ervas quando ingeridas em grande quantidade na forma de chás pode reduzir os efeitos do anticoncepcional. Por exemplo, hipericão e alfafa.

6 – sobrepeso e obesidade: o metabolismo de pessoas nessas situações pode ser mais lento. Consequentemente, a absorção dos hormônios do anticoncepcional também.

Guarde bem essas dicas e faça sempre uma consulta com o ginecologista da sua confiança para fazer o uso correto do anticoncepcional.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário