A Organização Mundial da Saúde afirma que o consumo ideal de fibras para um adulto saudável é de 25g ao dia. No entanto, apenas metade da população brasileira atende a essa recomendação, enquanto a outra parte ingere menos que o recomendado.
Leia mais: Adeus, barriga: 7 melhores chás para emagrecer e secar
Mais de 88% dos alimentos mais consumidos têm baixo teor de fibras, menos de 2,4g por porção. Esse baixo consumo é a causa de problemas como a constipação, que hoje afeta cerca de 20% da população mundial.
As fibras são responsáveis por um trânsito intestinal adequado, principalmente quando associadas à ingestão de líquidas. Quem não consome o suficiente pode apresentar fezes ressecadas e um trânsito intestinal lento, com menos evacuações por dia.
7 alimentos ricos em fibras
O melhor jeito de regular seu intestino e ter uma vida mais saudável é consumir a quantidade indicada de fibras. Esse elemento está presente em alimentos como frutas, verduras, legumes, feijões, lentilha, arroz, trigo, centeio e aveia.
Conheça sete alimentos ricos em fibras para consumir com frequência:
- Grão de bico cozido: duas colheres de sopa equivalem a 5,4g de fibras;
- Brocólis: quatro talos cozidos contém 5g de fibras
- Quinoa: uma xícara do alimento cozido garante 5,2g de fibras;
- Aveia em flocos (farelo de aveia): 4 colheres de sopa equivalem a 4g de fibras;
- Mamão papaia: duas fatias da fruta contém 3,6g de fibras;
- Arroz integral: quatro colheres de sopa equivalem a 2,8g de fibras;
- Ameixa preta: duas unidades contém 0,20g de fibras.
Vale destacar que uma dieta equilibrada também ajuda no melhor funcionamento do intestino. Além disso, é importante ingerir bastante água durante todo o dia.