scorecardresearch ghost pixel



A partir de quando o trabalhador recebe seu salário reajustado em 2022?

Aumento desenfreado da inflação no país aumenta as expectativas dos trabalhadores sobre um reajuste salarial.



O início do ano é marcado pelo reajuste do salário mínimo, previsto por lei para evitar perda no poder de compra dos trabalhadores. Em 2021, essa correção deve ultrapassar a casa dos 10%, considerando que praticamente todos os itens básicos subiram de preço no país.

Leia mais: Novo auxílio de R$ 800 será liberado em parcela única; Veja quem recebe 

A legislação determina que a mudança é obrigatória nas companhias onde há acordo firmado entre os profissionais e os sindicatos com as empresas. Por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, os funcionários precisam ter suas remunerações revistas anualmente.

Os novos valores dependem do que foi estabelecido no acordo, seguindo as datas estipuladas e a forma como os sindicatos acataram as mudanças. Em geral, o reajuste salarial normalmente ocorre no primeiro dia útil do mês acordado entre empresa e sindicato.

Quando sai o reajuste salarial?

Considerando que esses acordos são bastante específicos, não há uma data oficial para o reajuste salarial dos trabalhadores. O que existe é um prazo para correção do salário mínimo nacional, que costuma ser anunciado até a segunda quinzena de janeiro.

Já o prazo para reajuste da remuneração dos funcionários de em empresa depende do que diz o acordo entre ela e o sindicato. Somente após ambas as partes chegarem a um ponto em comum é possível definir a data para aplicação dos novos valores.

Grande parte das resoluções costuma ocorrer nos primeiros meses do ano, no máximo até junto. Vale lembrar que a mudança salarial também pode impactar o vale-refeição e o vale-alimentação dos trabalhadores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário