As regras da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram alteradas pela reforma da Previdência, promulgada em novembro de 2019. Os efeitos dessa nova leis seguem tendo novos desdobramentos nos próximos anos, especialmente para as mulheres.
Leia mais: Trabalhador pode recusar fazer horas extras?
Em 2022, as trabalhadoras terão que atingir uma nova idade mínima para solicitar o benefício. Pelas regras atuais, elas precisam ter 61 anos de idade e 15 anos de contribuição anos de dar entrada no pedido. Já no próximo ano, será necessário ter 61 anos e seis meses de idade.
Para os homens não haverá mudanças na idade, somente no tempo de contribuição. Em 2021, os trabalhadores que querem se aposentar precisam ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição (para quem já contribuía antes da Reforma) e 20 anos de contribuição (para quem começou a contribuir após a Reforma).
Aposentadoria só em 2023
A reforma também trata uma nova mudança para as mulheres em 2023, quando será necessário ter 62 anos de idade completos para se aposentar. Essa será a nova idade mínima adotada oficialmente a partir de então.
Tudo isso significa que uma trabalhadora que completa 61 anos em 2022, mas faz aniversário a partir de agosto, só poderá solicitar sua aposentadoria a partir de 2023. Já aquelas que farão a mesma idade, mas nasceram de janeiro a julho, terão direito ao benefício ainda no próximo ano.
Para resumir a questão, as mulheres que nasceram no segundo semestre do ano precisarão trabalhar ao menos mais seis meses antes de dar entrada na aposentadoria. Ou seja, seu benefício terá que ser adiado para o ano seguinte.