scorecardresearch ghost pixel



Como ficam as regras da aposentadoria por tempo de contribuição em 2022

A Reforma da Previdência trouxe mudança nas regras para a aposentadoria. Incluindo no tempo de contribuição.



A Reforma da Previdência, em 2019, acabou com a chamada aposentadoria por tempo de contribuição. Por isso, para muitos brasileiros, se aposentar ficou ainda mais difícil. Mesmo para aqueles que entraram nas regras de transição.

Leia mais: 15 doenças que dão direito à aposentadoria do INSS, mas você não sabia

A conquista da aposentadoria é também uma esperança de mais qualidade de vida na terceira idade, assim como segurança financeira. Apesar disso, a Reforma da Previdência mudou regras que dificultam o acesso à aposentadoria. Isso sem contar também que as mudanças têm deixado muitos trabalhadores em dúvida quanto às novas regras.

Aposentadoria por contribuição

Uma das mudanças é que agora existe idade mínima para se aposentar, mesmo se a pessoa se encaixar no tempo mínimo de contribuição. Assim sendo, o tempo de contribuição era de 35 anos para homens e 30 para mulheres. O que, depois da Reforma, deixou de existir.

Foram mais prejudicados pela mudança aqueles trabalhadores brasileiros que estavam perto de se aposentar. Eles entraram nas Regras de Transição, que não surtiram tantos efeitos para facilitar a aposentadoria.

Pelas regras existe um cálculo de pontos. Sendo de 30 anos de tempo de arrecadação para as mulheres e 35 anos de tempo de arrecadação para os homens.

Pela transição e o esquema de pontos, em 2022 as mulheres precisarão de 89 pontos para conseguir a aposentadoria. Por outro lado, os homens passam a precisar de 99 pontos.

Assim, em 2022 a aposentadoria vai considerar como idade 65 anos e 20 de contribuição para os homens. Já para as mulheres a conquista da aposentadoria vai exigir que tenham 62 anos de idade e 15 de contribuição.

Além disso, os trabalhadores que entram na antiga regra da aposentadoria por tempo de contribuição têm o Direito Adquirido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário