scorecardresearch ghost pixel



Areia de gato que elimina cheiro forte: Melhores opções e dicas

Ter a companhia de um gato é algo muito gostoso. Porém, é preciso atenção com a areia para evitar mau cheiro e permitir um ambiente saudável.



Ter um gato é algo realmente muito prazeroso. Diferentemente do que se imagina, o bichano é um animal bastante carinhoso e companheiro. Além disso, o trabalho que os gatinhos dão são consideravelmente menores em comparação aos cães.

Veja também: Existe cachorro que não late? Conheça os cães que fazem menos barulho

Esses animais são adaptáveis e conseguem viver bem até m apartamentos. Contudo, existe uma coisa incômoda: o cheio da caixa de areia. Embora seja incomodo, há algumas maneiras de evitar o mau odor.

Como evitar o cheiro ruim na areia do gato

Primeiramente, caso você ainda esteja planejando em adotar um gatinho, saiba que o forte odor é contornável. A urina do gato é o principal fator de mau cheiro, já que as vezes são cobertas pelo felino, geralmente. Como os gatos não bebem tanta água durante o dia, o xixi acaba sendo mais concentrado. Com isso, o fedor é algo bastante presente e pode causar incômodos.

Um dos meios mais fáceis de contornar o cheiro forte na caixa de areia está no próprio produto. Existem várias opções de areia para gatos no mercado, algumas tendem a sustentar mais o cheiro ruim. Em contrapartida, há areias que neutralizam bem esse odor de urina. A melhor opção são areias brancas de alta granulação, que não sejam de sílica. O preço não é tão diferente das areias comuns.

Atenção: é importante utilizar areias próprias para os felinos compradas em lojas especializadas. Não colete areia de praças ou construções, esse produto pode acarretar sérios problemas. As areias coletadas irregularmente podem contar germes, bactérias e parasitas. Esses microrganismos são capazes de provocar doenças nos animais e nos humanos.

Dicas para evitar odor

De modo geral, as areias brancas de alta granulação são as melhores opções. Chegam a ser melhores do que sílica e não oferecem qualquer perigo à saúde do seu pet. Porém, além da areia, outras atitudes podem ser tomadas para reduzir as chances de mau cheiro.

A primeira coisa a se fazer é limpar com frequência a caixa de areia. Não deixe as fezes acumularem, sempre as retire com uma pazinha vazada. Mantenha o “banheiro” do seu gatinho limpo, isso evita que ele busque outras opções para fazer suas necessidades.

Também é importante trocar completamente a areia da caixinha com constância. Não existe uma regra, o ideal é analisar na embalagem do produto os tempos indicados para trocas. Algumas areias podem ser utilizadas por vários dias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário