As 12 melhores praias de Salvador para todos os gostos

Capital da Bahia é conhecida por suas águas com ótima temperatura, cultura afrobrasileira e belas paisagens.



Salvador é um dos destinos mais procurados do Brasil durante todo o ano, mas no verão a capital da Bahia “bomba” ainda mais. Com 50 km de litoral e a maior baía de águas tropicais do mundo, a Baía de Todos os Santos, o que não faltam são opções de praias para todos os gostos.

Leia mais: Verão 2022: As 5 melhores praias do Brasil para aproveitar a estação mais quente do ano

O litoral soteropolitano oferece praias de mar calmo para curtir com a família e algumas com excelentes ondas para surfar. Para quem gosta de badalação, também não faltam locais para encontrar os amigos à beira-mar.

Se você está indo para Salvador, mas ainda não conhece exatamente os locais que mais combinam com você, confira uma lista com as 12 melhores praias da capital baiana.

1 – Porto da Barra

O Porto da Barra é a praia favorita de muitos moradores e uma boa pedida para quem quer aproveitar um dia de mar calmo. Banhada pela Baía de Todos os Santos, tem águas cristalinas que também são ótimas para a prática de esportes, como stand up paddle e canoagem.

2 – Praia do Farol da Barra

Cartão-postal de Salvador, a praia do Farol da Barra fica ao lado do segundo farol mais antigo do continente americano. Durante a maré baixa, as piscinas naturais divertem os visitantes, que costumam estender a visita para assistir a um belo pôr do sol.

3 – Praia da Boa Viagem

Na Cidade Baixa é possível encontrar uma praia com muita história. No local, era feito o desembarque de mercadorias, e durante o século XVIII foi construída a Igreja da Boa Viagem. É um bom lugar pra conhecer mais sobre a história de Salvador e ainda aproveitar o mar calmo.

4 – Praia de Itapuã

Outro local famoso da capital baiana é a praia de Itapuã, com suas piscinas naturais e água ótima para banho. Não tem erro para quem quer aproveitar bons restaurantes e se deliciar com a culinária local.

5 – Praia do Buracão

Apesar do seu mar agitado, a praia do Buracão se tornou um ponto de encontro para amigos e formou ao seu redor o bairro mais boêmio da capital. Localizada no Rio Vermelho, é preciso prestar atenção no acesso a ela, que se dá por uma rua que muitas vezes passa despercebida.

6 – Praia da Paciência

O Rio Vermelho também abriga a praia da Paciência, mais frequentadas pelos próprios moradores. Bem localizada, ela oferece uma bela vista com formações rochosas, além de formar deliciosas piscininhas naturais.

7 – Praia dos Artistas

Nos anos 70, o local era frequentado por grandes artistas com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa. A praia fica em Armação e tem um mar mais agitado do que em grande parte do litoral de Salvador.

8 – Praia do Flamengo

Subindo um pouco para o norte, quase na saída de Salvador, a praia do Flamengo é o point de surfistas em busca de boas ondas. O local tem uma estrutura completa de alimentação e entretenimento, inclusive com serviços como massagem, espaço infantil e lojas.

9 – Praia de Ondina

Repleta de pedras que formam deliciosas piscinas naturais durante a maré vazante, a praia de Ondina com certeza é um bom lugar para quem tem filhos e quer passear com toda a família.

10 – Praia da Gamboa de Baixo

Seu visual é um pouco diferente das outras praias da capital baiana, já que não tem areia, e sim pedrinhas. Cada vez mais procurada pelos turistas, ela é cercada por uma charmosa vila de pescadores.

11 – Praia de São Tomé de Paripe

A praia de São Tomé de Paripe fica no subúrbio de Salvador e oferece um mar calmo e aconchegante para todos os públicos. Com uma excelente estrutura hoteleira e gastronômica, a região costuma ficar bastante movimentada aos finais de semana.

12 – Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades)

Na Ilha dos Frades, fica escondida a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, praia que faz parte de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) desde 2008. É o cenário ideal para quem quer relaxar e entrar em contato total com a natureza.




Voltar ao topo

Deixe um comentário