scorecardresearch ghost pixel



Auxílio emergencial ainda terá pagamentos no mês de dezembro?

Somente as pessoas que já recebiam o Bolsa Família foram contempladas com o Auxílio Brasil. Mais de 22 milhões de brasileiros, ficaram sem auxílio do governo federal no mês de novembro.



Quando começou a pandemia, o governo brasileiro lançou o Auxílio Emergencial, que durou até o mês de outubro deste ano. No décimo mês do ano esse auxílio acabou e, para assistir os mais vulneráveis, o governo lançou o Auxílio Brasil.

Leia também: Seguro-desemprego em 2022: Confira como fica o novo valor e a tabela de pagamentos 

Em novembro, o programa que substituiu o Bolsa Família, beneficiou cerca de 14 milhões de brasileiros com o valor de R$ 220 reais.

Somente as pessoas que já recebiam o Bolsa Família foram contempladas com o Auxílio Brasil. Sendo assim, 22 milhões de brasileiros que recebiam o Auxilio Emergencial ficaram sem auxílio do governo federal no mês passado.

Existem discussões no Senado Federal sobre a PEC dos Precatórios. E esse pode ser um fator determinante para uma possível continuação do Auxílio Emergencial. Neste sentido, uma boa parte dos integrantes do governo esperam a aprovação da proposta constitucional, de modo a viabilizar o direcionamento de recursos para o Auxílio Brasil. Só assim é possível cumprir a promessa de pagar o valor de R$ 400.

Pessoas ligadas ao governo querem a prorrogação do Auxílio Emergencial. Os membros deste grupo estão preocupados com a demora na reprovação da PEC dos Precatórios.

O novo valor e o aumento do programa está previsto para serem feitos ainda no mês de dezembro. Muitos brasileiros podem ficar órfãos do Auxílio Emergencial e não ter esse benefício durante todo esse período, fato que pode trazer uma imagem negativa para o governo que deseja se reeleger em 2022.

A extensão do Auxílio Emergencial é vista por uma ala do governo como uma solução para esse problema. Ela traria amparo para os mais de 22 milhões de brasileiros que estão sem renda.

Contudo, a aprovação da PEC e a sequência de pagamento do Auxílio Brasil seguem sendo a prioridade do governo. Sendo assim, não existe nenhum indício concreto de que o Auxílio Emergencial voltará a ser pago.




Voltar ao topo

Deixe um comentário