Estamos a poucos dias do Natal e a boca já começa até a salivar ao pensar na ceia. Estamos em momento de alta nos preços dos alimentos, mas ainda dá para garantir uma refeição única. A ceia de Natal é mais do que apenas uma refeição, ela é um momento de partilha e união. Por isso, este momento especial, merece um planejamento de cardápio adequado.
Veja também: Pagamentos do vale-gás nacional já têm data para sair?
Pensando em facilitar a vida de quem está sem ideias par ao Natal deste ano, separamos algumas dicas. Elas vão muito além do tradicional Peru e da maionese com maçã e uva passa, que tanto divide opiniões. Então, se ligue nas dicas e comece agora a planejar a ceia de 2021.
Dicas para o cardápio da ceia de Natal (2021)
Como exposto no início, o momento exige atenção aos gastos. Por isso, as sugestões presentes aqui levam em conta o melhor custo, diante do maior benefício. Mais do que isso, todos os cardápios têm potencial para serem adaptados conforme o gosto de cada um.
Os itens que você precisar para montar algumas possibilidades de ceia de Natal variada são:
- 1 frango inteiro grande;
- Batatas;
- Temperos (os que mais lhe agradam);
- Ingredientes para farofa (farinha de milho ou mandioca, bacon, milho, ervilha etc.);
- Vegetais para salada e para maionese;
- Massa de pastel;
- Queijo;
- Frutas;
- Presunto;
- Arroz;
- Massa de tomate.
Preparo da Ceia
A dica de preparo começa com o tempero do frango um dia antes da ceia. Depois, aproveite para fazer a farofa bem umedecida com azeite, óleo ou até mesmo água. Ela servirá para rechear o frango assado. Corte as batatas descascadas e as leve ao forno. Uma dica é utilizar azeite, raspas de limão, salsinha e cebola bem triturada para dar gosto.
Para acompanhar, prepare um arroz com legumes (vagem e acelga são boas opções). Faça também uma boa maionese com batata, cenoura, vagem, milho e/ou ervilha. Como entrada, sirva saladas e frutas. Estas últimas podem estar na sobremesa também.