scorecardresearch ghost pixel



Pagamentos do vale-gás nacional já têm data para sair?

Após sanção presidencial do projeto que cria o vale-gás nacional, brasileiros aguardam divulgação de calendário.



A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro sancionou o vale-gás nacional agradou milhões de brasileiros que precisam da ajuda nesta momento. Para que os pagamentos sejam liberados, só depende da assinatura um decreto para regulamentação das regras do programa.

Leia mais: Auxílio emergencial libera parcela em dezembro: consulta já está disponível

Até o momento, o governo federal já anunciou que os pagamentos ocorrerão a cada dois meses, ou seja, bimestralmente. O valor do vale-gás será equivalente a pelo menos 50% da média de preço do botijão de gás de 13 kg apurado pela ANP. O cartão nunca poderá ser abastecido com menos da metade desse preço médio.

Outro detalhe que parece estar confirmado é que o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) será a porta de entrada para o programa. Não haverá site ou prazo para inscrições, já que a seleção dos contemplados será feita de forma automática.

Incertezas

Um das grandes incertezas relacionadas ao vale-gás é o número de beneficiários. A princípio, a previsão é de que cerca de 24 milhões de famílias seriam contempladas, mas recentemente saíram informações de que a primeira parcela vai atender apenas 5 mil pessoas.

Embora a data de início da liberação ainda não tenha sido confirmada, o Ministério da Cidadania confirmou que os repasses terão início agora em dezembro. A pasta garante que a lei será publicada o quanto antes, de preferência com a finalização dos pagamentos até o Natal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário