O carro popular está deixando de existir nas ruas do Brasil e nas linhas de produção das montadoras. Os preços dos veículos mais em conta dispararam nos últimos anos, o que junto com o fim da produção de modelos como Gol e Uno, parece marcar o fim da era dos populares.
Leia mais: Bolsa do Povo pagará R$ 1 mil para MEIs e desempregados em 2022
Atualmente, o automóvel zero quilômetro mais barato do país não sai por menos de R$ 47 mil, um valor longe de ser popular. A maioria dos modelos de entrada fica na faixa dos R$ 60 mil.
Carro 0 km mais barato do Brasil
Quem faz questão de sair da concessionária com um automóvel novo precisa pagar pelo menos R$ 47.301 para ter um Fiat Mobi. O segundo carro mais barato hoje é o Renault Kwid, que custa a partir de R$ 47.562.
Os dados são da tabela Fipe, criada pelo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e considerada o principal índice para negociação de veículos no país.
O campeão de vendas neste ano foi o Fiat Argo, encontrado no mercado por R$ 66.260. Considerando o novo piso nacional aprovado pelo Congresso para 2022, o valor equivale a 55 salários mínimos.
Especialistas apontam que o aumento nos preços tem outros motivos, além da falta de semicondutores que vem limitando a produção das montadoras desde o início da pandemia.