scorecardresearch ghost pixel



CNH: Brasil vai ter nova carteira de motorista em 2022

O Contran anunciou que em 2022 vai ter uma nova carteira de motorista, com mudanças em relação ao atual documento. Veja como vai ficar.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ficar de cara nova em 2022. O novo modelo vai valer para os novos motoristas, assim como quem precisa da segunda via ou vai passar pelo processo de renovação do documento. A previsão é de começar a valer em junho de 2022.

Leia mais: Descubra quais são os 5 SUVs mais econômicos até R$ 100 mil

As mudanças foram anunciadas recentemente. A nova CNH não vai ser obrigatória para todos os motoristas. Ou seja, não vai exigir nenhuma troca imediata do documento que já é usado pelos motoristas em todo o território brasileiro. Apesar disso, quem for ter acesso à uma nova CNH a partir de junho já vai notar a diferença.

Nova carteira de motorista

As mudanças na CNH foram divulgadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foram publicadas agora em dezembro. Com as alterações, a CNH vai poder ser expedida de forma física, digital ou das duas formas. Essa escolha vai ficar à critério de cada motorista.

Entre as alterações na carteira de motorista, agora as cores verde e amarela vão servir para identificar o tipo de veículo que o condutor está liberado para dirigir. Por exemplo, a nova CNH vai indicar em forma de tabela uma imagem do automóvel que a pessoa pode dirigir.

Além disso, de acordo com o Contran, a nova carteira de motorista vai ter um espaço que indica se o condutor se classifica como “P”, ou seja, com permissão para dirigir. Ou “D” de carteira definitiva.

Outra novidade é que a carteira vai trazer informações de restrições médicas, assim como se o motorista exerce alguma atividade remunerada que dependa da CNH.

Apesar das mudanças anunciadas, a nova CNH vai manter algumas características dos modelos atuais. A exemplo do QR Code, com todas as informações do documento, incluindo a foto do motorista. Essa já é uma realidade para quem tem carteira desde 2017.




Voltar ao topo

Deixe um comentário