scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a forma correta de cultivar alecrim em vaso

Planta tem origem mediterrânea e possui propriedades essenciais para a saúde. O cultivo pode ocorrer em casa, mas é preciso tomar alguns cuidados.



Você sabia que dá para cultivar alecrim em casa, apartamento ou em qualquer outro lugar? Essa hortaliça cresce muito bem e consegue se desenvolver em vasos.

Veja também: Descubra como escolher melancia para comer ou fazer suco

Suas propriedades aromáticas e para a saúde podem enriquecer o ambiente e a culinária do seu lar. Para conseguir cultivar uma boa muda de alecrim em vasos é preciso seguir alguns passos simples.

Cultivando alecrim e vaso

O alecrim é uma especiaria que teve sua origem na região do Mediterrâneo. Seu uso é muito comum e se divide em suas propriedades: aromáticas e alimentícias. O plantio é relativamente simples, sendo que pode ser cultivado em pequenos vasos. Porém, como toda planta, o alecrim demanda alguns cuidados.

Como cultivar alecrim em vaso
Como cultivar alecrim em vaso

Cuidados

Na hora de cultivar qualquer vegetal é importante entender sobre sua origem. Como o alecrim vem do mediterrâneo, ele é uma hortaliça que se da bem com a exposição solar. É indicado que a muda seja exposta ao sol por, ao menos, 4 horas todos os dias. Isso vai garantir folhas saudáveis ao seu novo pé de alecrim.

O vaso ideal para plantar alecrim deve ter diâmetro de 20 cm, no mínimo. Este, na verdade, é um vaso inicial, já que a planta pode ser transplantada para locais maiores. O replantio ocorre mediante o crescimento da muda.

Enquanto isso, o solo pede uma mistura que seja leve e bem poroso. É bom que o solo possua característica areno-argilosa. O pH da terra tem que ser neutro, mas o alecrim suporta baixos níveis de alcalinidade. Assim, o indicado é que o vaso esteja adubado adequadamente. Adicione uma camada de argila para garantir a drenagem.

Início

Inicialmente, o alecrim precisa de bastante umidade, então garante que o solo sempre esteja úmido. Contudo, não encharque o vaso, é preciso que regue diariamente sem exagerar. Após o desenvolvimento, o alecrim conseguirá suportar mais tempo sem que seja regado diariamente.

O desenvolvimento do alecrim leva, no mínimo 90 dias após ser plantado. Após esse tempo é possível colher algumas folhas. O ideal é esperar por dois anos para obter o melhor resultado. A produção do alecrim seguirá ativa, se cuidado corretamente, por mais de 10 anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário