scorecardresearch ghost pixel



Como fazer adubo caseiro para cultivar suculentas em casa

Aprende receitas poderosas de fertilizantes para adubar a terra de suas suculentas. Utilize apenas materiais que iriam para o lixo.



Para fazer com que as suas suculentas cresçam saudáveis, é preciso garantir um bom terreno. Seja em vasos ou no solo, a terra precisa estar fértil e adubada. Esta é a receita de sucesso para que as plantas fiquem bem nutridas e se desenvolvam.

Sobre isso, engana-se quem imagina ser necessário comprar dezenas de produtos químicos perigosos e caros. Dá para fazer adubo natural de forma fácil, simples e barata em casa.

Veja também: Passo a passo em 5 etapas para cultivar alecrim sem erro

Um dos pontos mais importantes para cultivar bem as suculentas está em usar bons fertilizantes. De tempos em tempos é importante revigorar os nutrientes da terra onde está a plantação caseira.

O melhor de tudo é que nem é preciso investir muito em adubo. Na verdade, é possível fazer o próprio adubo sem gastar nada e ainda economizar.

Como preparar um bom adubo para as suculentas em casa?

Como o próprio nome sugere, as suculentas têm uma grande capacidade de armazenar líquido. Suas folhas, talos ou raízes costumam ser mais grossas. Não é à toa que muitas espécies vêm de locais de clima seco, como regiões da África.

Por serem bem resistentes, essas plantas têm um cuidado bastante simples. Basta regar com pouco água ao longo da semana para mantê-las vivas e saudáveis. Aposte em ambientes bem iluminados e arejados, apesar de se darem bem em quase qualquer local. O grande segredo mesmo está na terra, que deve ser bem fértil.

Aprenda receitas de adubos caseiros para suculentas

Todo mundo pode fazer um bom fertilizante com itens que tem dentro de casa e iria jogar fora. Diversos resíduos de alimentos podem ser reaproveitados na hora do descarte. Por isso, pense duas vezes antes de jogar cascas de ovos, restos de frutas, borra de café e folhas.

Tudo isso pode resultar em um poderoso adubo para garantir plantinhas mais saudáveis e produtivas. O grande segredo está em saber utilizar adequadamente cada elemento. Confira abaixo cinco receitas de adubos caseiros com resto de comida:

Como fazer adubo com sobras de alimentos

Um jeito simples é pegar os restos de frutas e legumes e bater tudo em um liquidificador. Este é um jeito interessante de produzir o adubo líquido, por exemplo. Também é possível depositar todos os restos em uma composteira, onde os alimentos entram em processo de decomposição. Tente apenas picar em pedaços menores e misture com terra. Deixe descansar por três dias (mexa a terra todo dia) e pronto.

Os benefícios do próprio adubo são muitos e ajudam, inclusive, a diminuir a poluição do meio ambiente. Fora isso, os nutrientes são ótimos para as plantas.

Adubo poderoso com casca de ovo

Rica em nutrientes, basta lavar as cascas quebradas dos ovos, deixar secar bem e triturá-las. Quanto mais fino o pó que sobrar da trituração, melhor. Coloque uma colher de chá de pó de casca de ovo em casos ou espalhe pela terra. Se preferir, misture o produto com um pouco de terra úmida antes de colocar nas flores.

Borra de Café para adubo

Dilua a borra do café em água (3 colheres de borra para 1 litro de água). Deixe descansar por uma semana e borrife nas plantas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário