scorecardresearch ghost pixel



Como regar de forma correta as suculentas? Água demais pode matar as plantas

Apesar de serem plantas bem resistentes, as suculentas não nasceram para receber água em excesso. Confira qual é a forma correta de manter esses vegetais em casa.



As suculentas são plantas tidas como protetoras de lares, segundo a cultura popular. Além disso, muitos acreditam que elas trazem prosperidade para o local onde estão plantadas. Aliás, elas de fato têm uma alta capacidade de purificar o ar local e são plantas muito resistentes.

Veja também: Como plantar morangos no vaso: passo a passo para ter frutas deliciosas em casa

O baixo custo e a facilidade dos cuidados somados à variedade de espécies chamam a atenção. Além disso, basta uma muda, para plantar várias. Porém, é preciso ter um cuidado bem especial com essas plantas sempre que for regá-las.

Cuidado com a rega das suculentas: isso pode matá-las

Como o próprio nome sugere, as suculentas têm uma grande capacidade de armazenar líquido. Suas folhas, talos ou raízes costumam ser mais grossas e bem fofinhas, por conta da alta hidratação. Não é à toa que muitas espécies vêm de locais de clima seco, como regiões da África. Aliás, as suculentas geralmente são vendidas próximas dos cactos, outras plantas que acumulam água.

Por serem bem resistentes, essas plantas têm um cuidado bastante simples. Aposte em um solo fértil, com boa luminosidade e tenha muita cautela quando for regar.

Cuidados na hora de regar as suculentas:

  1. Não precisa regar todos os dias, plantas adultas podem ser regadas duas vezes na semana;
  2. Quantidade de água deve ser reduzida, principalmente em vasos. Se acumular muito líquido na terra, as raízes podem apodrecer;
  3. Em vasos, coloque água com uma colher ou concha pequena. De verdade, não exagere;
  4. Evite regar as folhas, concentre-se nas raízes.

Qual o melhor horário para regar?

É preciso evitar os horários de maior calor e exposição solar. Assim, a planta consegue ter tempo hábil para que a água seja absorvida sem pressa pelo solo e pelas raízes.

Também vale evitar regar os vegetais à noite, pois com a ausência de sol a água pode ser acumulada. Isso facilita a instalação de pragas e pode causar outros transtornos.

Sendo assim, o horário mais adequado para regar as suculentas é entre às 6h e 9h da manhã. Se não for possível, jogue água entre às 15h e às 17h.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário