scorecardresearch ghost pixel



Conheça as 5 plantas venenosas que podem causar sérios riscos à saúde e em alguns casos até a morte

Conheça as 5 plantas venenosas que são prejudiciais à saúde de seres humanos e animais



A beleza e a exuberância de algumas plantas que você pode ter na sua casa escondem o risco que elas podem causar na sua saúde e também de seus familiares e animais domésticos e podem até causar a morte.

Veja também: Morar na Argentina pode ser mais barato que morar no Brasil, entenda o porquê!

Bico de Papagaio

Muito usada neste tempo que está se aproximando que é o Natal, essa planta pode apresentar riscos à saúde, devido à sua seiva, que é extremamente tóxica. Para o manuseio do Bico de Papagaio ser feito corretamente, deve-se usar luvas e proteção. Elas causam irritação na pele, podendo chegar à dor, devido as queimaduras. Portanto, não é recomendado o cultivo em casa, pois pode representar um perigo para crianças e animais de estimação.

Serpentária

Também conhecida como cachimbo-turco ou serpentina, esta planta tóxica possui um forte odor, o que significa, que há um perigo à vista. Esse odor pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Por isso, essa é uma planta de que deve ser evitada.

Philodendron

Essa planta é uma das mais venenosas, e também conhecida no Brasil como Imbé. Apesar de possuir uma beleza parecida com a de uma flor comum, ela deve ser riscada da lista de plantas que você cultiva na sua casa. Ela é muito tóxica e os pecíolos, e o feixe vascular que são os galhos dos ramos que unem a planta às folhas, são emissores de um veneno que causam alergia e irritação, e se ingeridos, podem causar asfixia e levar até à morte.

Hortência

Uma das plantas mais conhecidas e que as pessoas gostam de ter em casa para cultivar por causa da sua beleza são as hortênsias, mas elas podem trazer problemas à saúde. Elas não são indicadas para cultivo dentro de casa e embora sejam venenosas podem ser cultivadas no jardim, visto que é um ambiente aberto, porém, não se deve abrir mão dos cuidados.

Suas folhas são carregadas de hidragina, parente próxima do cianeto, provocando sintomas semelhantes se ingerida, como náuseas, vômitos, diarreia, convulsões, podendo chegar ao coma.

Beladona

Ela é muito usada na fabricação de remédios, por possuir propriedades anti-inflamatórias, porém ao sistema nervoso, pode se tornar uma planta extremamente tóxica. Ela é bastante usada no Egito para produção de venenos. A planta é rica em alcaloides, que podem trazer inúmeras consequências à saúde, se ingeridos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário