scorecardresearch ghost pixel



Conta de luz pode ficar mais cara no verão: Dicas preciosas para economizar

Com o verão chegando as preocupações com o valor da conta de luz aumentam cada vez mais. Confira dicas para economizar.



A estação climática mais quente no Brasil chegou e isso e pode fazer com que a conta de luz pese bolso dos brasileiros, já que os ventiladores, ar-condicionados ficarão ligados por mais tempo e as pessoas tomarão banhos mais longos.

Veja ainda: Aprenda como transformar gastos no cartão de crédito em investimentos

A população brasileira está passando por um momento que há um tempo atrás jamais imaginava que passaria, uma vez que a devastação da natureza está afetando a quantidade de água nos rios, somada à longa estiagem,  estão causando a chamada crise hídrica.

O especialista em finanças e planejador financeiro Marlon Glaciano, em entrevista ao portal O Dia, disse que o principal consumidor de energia é o ar-condicionado. “Principalmente os que têm classe C e D de consumo. Em segundo lugar da lista, temos o chuveiro elétrico, seguido pelo videogame, microondas, televisão e carregador de celular”.

David Gurevitz, engenheiro e especialista em gestão e conservação de energia e água, também em entrevista ao O Dia, disse que a geladeira também é uma das principais culpadas da alta na conta de energia. “O uso da geladeira é diário, no entanto, é bom evitar abrir porta desnecessariamente. Outra sugestão do especialista é usar a capacidade máxima da máquina de lavar para economizar energia e água, utilizando assim a lavadora em menor quantidade de vezes.

Para Glaciano, há maneiras práticas de reduzir o impacto da conta de luz. Ele diz que, tendo um consumo consciente no dia a dia, é possível driblar o aumento. “O ideal é sempre optar pela compra de produtos com selo A de energia pois o consumo será mais baixo. Pequenas ações farão toda diferença”, diz o especialista em finanças e planejador financeiro.

“É importante que as pessoas se conscientizem que o momento é de economia de luz e de água. A situação é crítica, se não economizarmos é provável que passaremos por período de racionamento”, alerta o executivo em finanças André Aragão.

Saiba como economizar na prática

Muitas pessoas estando no verão ou não, não conseguem dormir sem ligar o ar condicionado. Especialistas dizem que para uma futura alta no valor da conta de energia é bom evitar ligar esse aparelho neste período. Mas caso a pessoa ligue, não deve deixar portas e janelas abertas. Já a máquina de lavar, a família deve acumular roupas para lavar de uma só vez, pois esse eletrodoméstico gasta luz e água juntos. Mesmo caso do ferro de passar. O consumidor pode acumular para passar tudo de uma vez.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), disse que o impacto financeiro que a crise hídrica terá sobre a conta de luz no Brasil, por conta das medidas adotadas para garantir o fornecimento de energia pode chegar a 21%. “Nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%”, diz a agência.

*Com informações do portal O Dia




Voltar ao topo

Deixe um comentário