Na última quinta-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a conta de luz dos brasileiros ficará mais barata. Ele garantiu que a melhora no volume de chuvas fará com que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deixe de adotar a bandeira vermelha 2, em vigor desde junho.
Leia mais: Novidade do WhatsApp deve agradar apaixonados e sedutores
“A chuva está nos garantindo: não sei quando, mas essa bandeira vai começar a cair”, disse Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.
O presidente comparou a situação com a ocasião em que anunciou uma redução nos preço dos combustíveis após a queda do petróleo nos mercados globais. A Petrobras diminui os preços da gasolina semanas após a fala do chefe do Executivo.
O assunto gerou, inclusive, a abertura de um processo de investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para verificar se a estatal estaria vazando informações.
Enquanto Bolsonaro sinaliza que os preços vão cair, o Ministério de Minas e Energia fala em manter a “bandeira de escassez hídrica” até abril de 2022. Por ela, o consumidor para R$ 14,20 a mais a cada 100 kW/h gastos.