scorecardresearch ghost pixel



Veja como consultar o IPVA 2022, data para pagar e se tem desconto

Tributo, que incide nos estados e Distrito Federal, é calculado com base no valor de mercado dos automóveis, na média de 3% do preço do bem.



Todos os anos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pesa no bolso dos condutores brasileiros. O tributo, que incide nos estados e Distrito Federal, é calculado com base no valor de mercado dos automóveis, na média de 3% do preço do bem.

Leia mais: Dinheiro extra: Como antecipar seu saque-aniversário do FGTS pelo Santander

Para determinar o valor de mercado de um veículo, é usada a cotação feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). A conta vale para os veículos usados, cujo cálculo do imposto utiliza o preço médio praticado no mercado ao final do ano anterior ao da cobrança do IPVA.

Em relação ao carro zero quilômetro, a referência é o valor presente na nota fiscal. Já os carros antigos que foram importados pelo consumidor, a base de cálculo aplicada está relacionada com o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro. O valor recebe demais tributos e encargos, mesmo que não recolhidos pelo importador.

Isenção do IPVA 2022

Recebem isenção do tributo os veículos com mais tempo de fabricação. O período exigido varia entre os estados, a saber:

  • Veículos com 10 anos de fabricação recebe isenção no Acre, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • Veículos com 15 anos de fabricação recebem isenção no Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • Veículos com 20 anos de fabricação recebem isenção no Alagoas, Paraná Rio Grande do Sul e São Paulo;
  • Veículos fabricados até 1985 recebem isenção em Santa Catarina.

IPVA: Como calcular o valor, consultar e saber se tem desconto

Para calcular valor do seu IPVA, basta o condutor multiplicar o valor de mercado do veículo pela alíquota do seu Estado.

Veja o exemplo: caso o carro está registrado em São Paulo e, na Tabela Fipe vale R$ 36 mil, será preciso multiplicar 36.000 x 4% = 1.440. Ao final, este será o valor do IPVA, ou seja, R$ 1.440.

Em algumas unidades federativas, quem paga o valor cheio (parcela única) ganha descontos sobre o valor total. No DF, por exemplo, a redução chega a 10%. Diferentemente de quem decide parcelar o tributo, pois neste caso paga-se o valor total do IPVA.

Para consultar o IPVA, basta o condutor acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário