scorecardresearch ghost pixel



Estado anuncia desconto de até 90% em débitos do IPVA

Poderão participar da iniciativa os cidadãos com débitos adquiridos até o dia 31 de dezembro deste ano. Multas do Detran também foram incluídas.



Descontos de até 90% no pagamento de dívidas vinculadas ao IPVA, de taxas e multas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) serão aplicados no Estado do Piauí. É o que diz o decreto nº 20.437, publicado pelo governador Wellington Dias (PT).

Leia mais: Quem terá direito ao abono PIS/Pasep em 2022?

Trata-se do Programa de Parcelamento de Débitos, que começou a valer a partir desta quarta-feira, 29, e com prazo de encerramento para o dia 28 de fevereiro de 2022. Poderão participar da iniciativa os cidadãos com débitos adquiridos nesses órgãos até o dia 31 de dezembro deste ano.

Descontos do IPVA

No caso do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), tanto créditos tributários e a taxa de licenciamento de veículos automotores, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ficam extintos caso não ultrapassem o valor global, por tributo e por veículo de R$ 1 mil UFR-PI.

Para isso, é necessário realizar o pagamento à vista de de 10% do valor do débito para motocicletas de até 150 cilindradas e 20% do valor do débito para os demais veículos.

Já os contribuintes com débitos cuja soma ultrapassa a quantia de R$ 1 mil poderão obter os benefícios desde que paguem valor excedente, seja à vista ou parcelado, com a primeira parcela no valor de 10% do valor do débito para motocicletas de até 150 cilindradas ou de 20% do valor do débito para os demais veículos.

Para ingressar no programa, o contribuinte deverá, primeiramente, acessar a página da Secretária da Fazenda (Sefaz) ou a página do Detran-PI para formalizar a opção. Outros meios de participação incluem os postos de atendimento e agências responsáveis pelo programa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário