scorecardresearch ghost pixel



INSS: veja quem pode e como fazer a revisão do benefício

Se você recebe benefício do INSS e quer fazer o pedido de revisão, veja até quando vai o prazo e quando solicitar.



Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode fazer um pedido de revisão do benefício pago por meio do instituto. Isso porque a análise do processos pode resultar em aumento do valor a ser pago ao segurado.

Leia mais: Quem tem mais chances de receber o vale-gás nacional?

O prazo para pedir a revisão do benefício do INSS termina com 10 anos do primeiro pagamento do benefício. Por isso, aposentados e pensionistas que tenham interesse em abrir um processo de revisão devem ficar atentos aos prazos de pedido.

Revisão do INSS

O prazo para fazer o pedido de revisão do benefício do INSS acaba agora em 2022 para aqueles aposentados e pensionistas que receberam a primeira parcela até dezembro de 2011. Por isso, pessoas que estão dentro desse prazo tem só mais essa oportunidade de pedirem a revisão.

Apesar de ser possível pedir a revisão do benefício pago pelo INSS, os interessados precisam ter uma justificativa real. Por exemplo, pelo valor pago pelo benefício ou até mesmo pelo tipo de benefício que a pessoa recebe.

Ou seja, se o segurado foi aposentado por idade e depois descobriu que tinha direito à aposentadoria por tempo de serviço, ele pode pedir a revisão desde que comprove tudo isso.

De acordo com o INSS são mais de 20 motivos que podem entrar como pedido de revisão do benefício pago pelo instituto. Por isso, quanto mais argumentos o segurado tiver antes de fazer o pedido de revisão do benefício, mais chances ele tem de conseguir a aprovação da revisão.

Depois de feito o pedido, caso a revisão seja aprovada, o aumento do benefício vai varia de acordo com cada caso. Assim é preciso calcular a nova renda mensal inicial do benefício do INSS para saber quanto vai passar a receber.

Mas, atenção. Tenha muita certeza antes de pedir a revisão do benefício ao INSS. Em alguns casos, se falhas forem encontradas, o benefício pode até mesmo ser reduzido.

Além disso, apesar de o prazo para fazer o pedido de revisão ser em até 10 anos, para quem quer receber valor retroativos esse tempo é menor: de até 5 anos. Por isso, o pedido de revisão deve ser feito o quanto antes.

O pedido de revisão pode ser feito pelo site do INSS ou também por meio de ação judicial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário