Proprietários de veículos devem pagar todo começo de ano o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cada estado, além do Distrito Federal, liberam seus próprios calendários e opções de pagamento. Alguns, vale destacar, oferecem desconto para quem pagar o tributo em cota única.
Leia mais: Manutenção do carro: verão é época de dar atenção aos automóveis
Previsões mostram que o IPVA 2022 deve ficar mais caro por causa da subida nos preços de carros novos e usados. O valor venal do bem é incluído no cálculo que define a quantia do imposto. De acordo com dados da tabela Fipe, a alta acumulada no preço de veículos já supera os 30% em 12 meses.
Como calcular o IPVA?
Para saber o quanto irá pagar de IPVA, o motorista deve, primeiramente, consultar o valor venal do veículo usado na tabela Fipe. No caso de carros 0 km, a referência é o preço encontrado na nota fiscal.
Depois disso, o próximo passo é multiplicar o valor do bem pela alíquota do IPVA cobrada pelo estado onde o condutor reside. Veja uma simulação a seguir utilizando como exemplo um veículo do estado de São Paulo:
- Valor do veículo usado pela tabela Fipe: R$ 25.000
- Alíquota cobrada pelo estado: 4%
- Cálculo do IPVA: 25.000 x 0,04 = R$ 1.000 de tributo.
Calendário IPVA 2022
Confira a seguir a lista de unidades federativas que já divulgaram os cronogramas e formas de pagamento do tributo a partir de janeiro de 2022:
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Acre;
- Alagoas;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Maranhão;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraíba;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio Grande do Sul; e
- Tocantins.