scorecardresearch ghost pixel



Guia completo para escolher as melhores plantas para cada ambiente da sua casa

Plantas precisam de espaço adequado e espaçamento entre outras espécies para se desenvolverem. Confira algumas dicas e evite perder os vegetais.



Muitas pessoas que decidem decorar a casa com plantas acabam sofrendo com danos ou perdas. Os vegetais precisam de certos cuidados para viverem vistosos e saudáveis.

Veja também: 6 plantas perigosas que você nunca deve consumir

Alguns detalhes fundamentais são: quantidade de regas semanais, luz solar e espaço de cultivo. Este último é uma das características que mais geram dúvidas. Afinal, quanto de espaço é necessário para cultivar plantas em casa? Entenda.

Espaço adequado para cultivar plantas em casa

Ainda que o plantio seja realizado no jardim, é preciso ter atenção ao espaço que a planta vai ter. Aliás, também é necessário saber qual o melhor distanciamento entre espécies diferentes. Cada vegetal possui suas próprias peculiaridades, as quais são decisivas para sua saúde.

Mudas ou plantas adultas?

Os cuidados começam já na hora da compra. No primeiro momento, o consumidor tem que fazer uma decisão: comprar mudas ou plantas adultas. Geralmente, as mudas são mais populares na preferência dos moradores. Neste caso é preciso saber exatamente quanto de espaço reservar.

Existem algumas espécies com mudas pequenas, mas que crescem exponencialmente. Além disso, algumas plantas adultas podem ter raízes bem grandes e também precisam de espaço. Aliás, há espécies que podem crescer demais e tampar a visão do resto do jardim, por exemplo.

Contudo, se a opção for por plantas adultas, é importante saber quanto mais elas podem crescer. Outro ponto está em plantar espécies que combinem com a planta já grande. Essa combinação não se trata de uma diferenciação estética. É preciso saber quais vegetais interagem biologicamente bem com as espécies já plantadas.

Plantas para jardim

Em jardins de até 40 m², o consumidor pode plantar palmeiras de pequeno porte e grande volume. Elas podem combinar muito bem com algumas costelas-de-dão, de porte menos. Também é possível investir em vegetais rasteiros combinados com arbustos de médio porte.

Se a área for maior e chegar aos 80 m², prefira palmeiras grandes e mais robustas, como jasmin-manga. Esta palmeira precisa de espaçamento de até 6 m entre elas. Porém, as palmeiras xanadú e moreiras podem ser boas opções. Por sua vez, estas necessitam de apenas 40 cm de espaçamento. Na dúvida, consulte o vendedor sobre as características das plantas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário