scorecardresearch ghost pixel



6 plantas perigosas que você nunca deve consumir

Espécies encontradas em jardins de muitas casas podem causar problemas de saúde, alucinações e até a morte.



A natureza proporciona plantas que curam os mais diversos males e doenças, mas consumir uma espécie sem se informar pode levar a problemas sérios. Algumas flores e frutas são ricas em beleza, mas causam até a morte de desavisados que as consomem.

Leia mais: Top 4 animais domésticos mais populares e queridos do Brasil

Essas plantas “traiçoeiras” estão presentes em vegetações naturais e nos jardins de muitos brasileiros. Conheça seis flores e frutinhas que você jamais deve consumir.

1 – Sabugueiro

Muito usado em chás, geleias e compotas, o fruto do sabugueiro é rico em glicosídeo. Essa substância dá origem ao cianeto, composto que resulta em envenenamento. Alguns dos sintomas comuns são náusea, vômito, diarreia e coma.

2 – Oleandro/ Espirradeira

Apesar de linda, essa planta ornamental pode causar a morte quando consumida por crianças. Uma única folha é o bastante para isso, dado seu teor de toxicidade. Até o mel feito por abelhas que recolheram pólen em suas flores é perigoso.

3 – Ackee

A frutinha bastante exótica e muito perigosa é a planta nacional da Jamaica. Quando consumida sem estar madura, ela pode causar vômito, coma e até morte.

4 – Trombeta-de-anjo

Nativa da América do Sul, essa bela for amarela é consumida na forma de chás. Contudo, suas pétalas possuem substâncias alucinógenas que resultam em overdose, taquicardia e paralisia dos músculos.

5 – Madressilva

Outra planta bastante conhecida no Brasil, a madressilva exala um delicioso perfume. O problema é seu fruto, que causa efeitos colaterais, por ser levemente tóxico.

6 – Carambola amarela

A última fruta pode parecer chocante, mas a carambola amarela é sim perigosa em algumas situações. Embora seja uma ótima fonte de vitamina C, ela não é indicada para quem tem problemas nos rins, já que é rica em oxalato. Em excesso, a substância resultam em convulsões e até morte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário