Muito tem se falado sobre a chegada do metaverso e seus desdobramentos. O mundo virtual será habitado não apenas por cidadãos do planeta inteiro, mas também pelas marcas. Diversas empresas já anunciaram a criação de suas versões digitais. Uma delas foi a Nike, uma das maiores produtoras de calçados e artigos esportivos do mundo.
Veja também: WhatsApp teste novo formato de compartilhamento em massa de imagens no app
Nike mergulha no mundo virtual do metaverso
A empresa norte-americana informou que tomou a decisão de comprar ativos virtuais do metaverso. No caso, a Nike comprou um negócio fundado em 2020 chamado RTFKT. Esta organização é focada na criação de produtos digitais, como tênis, por exemplo. Esses itens poderão ser comprados e usados pelos participantes do metaverso em suas vidas paralelas.
Cada item digital está criptografado e é único, assim como funciona o bitcoin ou outra criptomoeda. Seria como se o usuário do metaverso colecionasse itens exclusivos e que podem valer um bom dinheiro. Não se trata apenas de dinheiro virtual, mas sim de recursos reais.
Transformação digital
“Essa aquisição é outro passo que acelera a transformação digital da Nike”, declarou o CEO da companhia, John Donahoe. A afirmação partiu de um comunicado oficial divulgado pela Nike. “Nosso plano é investir na marca RTFKT e ampliar sua inovadora e criativa comunidade, ampliando a atuação digital da Nike”.
Já alguns meses a gigante do mundo dos esportes vem investindo em estratégias de atuação digital. Não é para menos que a Nike já protocolou sete pedidos ao escritório oficial de patentes e marcas dos EUA. Isso tudo apenas no mês de outubro deste ano. Assim, a empresa já começa a proteger suas mercadorias e ativos pertencentes ao mundo digital.
Mais novidades
No mês passado, a Nike estreou o Nikeland. Trata-se de uma plataforma no metaverso onde os usuários conseguem experimentar jogos e vestir os avatares com itens da marca. O Nikeland surgiu em uma parceria com a empresa Robox. Em breve, mais gigantes do mercado devem anunciar sua entrar no mundo paralelo do ambiente virtual.