Entender o comportamento do cachorro é fundamental identificar possíveis problemas. Uma dúvida muito comum para quem é dono de pet é quando o animal, por alguma razão, passa boa parte do tempo embaixo da cama, inclusive para dormir.
Leia mais: Seu cachorro não quer comer ração? Saiba o que pode ser
Especialistas em comportamento animal indicam algumas razões mais prováveis. A primeira delas é de que o cão quer se proteger de alguma ameaça. Já a segunda diz que, em muitos casos, o animal considera a parte de baixo da cama um local confortável e aconchegante.
De toda forma, trata-se de um comportamento natural e instintivo, sem necessidade de preocupação – a menos que a ação venha acompanhada de outras reações.
Mas e quando o cachorro se esconder embaixo da cama deixa de ser normal?
Quando o animal demonstra o hábito de ficar embaixo da cama, verifique se o comportamento vem acompanhado de mudança no olhar, ganidos ou uivos. Isso é sinal de que algo está errado. Além disso, outro indício é quando o animal age de forma agressiva ou violenta, atacando inclusive seus próprios tutores.
Para esse problema, o recomendado é encaminhar o pet ao veterinário. Mas a sugestão é que isso só seja necessário em casos mais extremos, como os mencionados acima. Do contrário, o animal apenas encontrou no espaço embaixo da cama um lugar mais confortável e seguro para dormir.