scorecardresearch ghost pixel



Seu cachorro não quer comer ração? Saiba o que pode ser

Entender os motivos que levaram a isso é fundamental na hora de lidar com o problema. Stress e calor estão entre as causas.



Os cães, em sua grande maioria, fazem jus à fama de comilões. Os animais sempre respondem bem às refeições ou a petiscos. No entanto, existem momentos em que o apetite do cachorro some completamente, o que acaba preocupando seu tutor.

Leia mais: Teste de QI para cachorros: Passo a passo para fazer em casa

Normalmente, a falta de apetite significa que algo não está certo com o cão. Entender os motivos que levaram a isso é fundamental na hora de lidar com o problema. E o quanto antes isso for feito, menores serão os impactos na saúde o animal.

O que fazer quando o cachorro não quer comer? Pode ser alguma doença?

A resposta é sim. Geralmente, a perda de apetite é o primeiro sinal de que o animal está doente. Se o seu cachorro sempre devorou a ração com gosto, e você não trocou o alimento recentemente, a falta de apetite pode ter origem em alguma enfermidade.

Caso a suspeita seja essa, o ideal é levá-lo ao veterinário para uma consulta e avaliação. Apenas o profissional será capaz de determinar a causa do problema e encontrar a melhor solução para o pet.

Por outro lado, em dias de calor, o cachorro pode desenvolver o chamado “apetite seletivo”, o faz comer apenas determinados tipos de alimentos. O que acontece é que temperaturas mais elevadas deixam o animal mais lento e sem muita vontade de comer. Situações de stress também podem diminuir a vontade de comer no animal.

O que fazer quando o cachorro não quer comer?

Primeiramente, o método de fazer com que o cão volte a se alimentar como antes vai depender do motivo que causou a perda de apetite. Por esse motivo, é fundamental descobrir e entender as razões que levaram o animal a ficar desse jeito:

  • Perceba se o cão não está passando por nenhum estresse ou mudança no ambiente ao seu redor;
  • Verifique se o ambiente onde está o animal é agradável e fresco;
  • Confira se a ração oferecida corresponde ao seu tamanho e idade e se possui sabor agradável ao paladar do cão;
  • No caso de filhotes, tente umedecer e aquecer a ração no microondas para ativar o cheiro do alimento e também deixá-lo mais macio;
  • Não ofereça petiscos entre as refeições para que o animal não perca o apetite na hora da ração;
  • Por último, busque orientação de um veterinário para confirmar se o animal não está com algum problema de saúde ou doença.




Voltar ao topo

Deixe um comentário