O que a inflação deixou mais caro para os brasileiros em 2021?

Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela em quais itens os brasileiros mais sentiram o impacto da inflação.



O aumento dos preços no Brasil tem preocupado os consumidores e levado muitas famílias a deixarem de consumir produtos e serviços básicos. O impacto da inflação é sentido principalmente na categoria de alimentos e combustível, mostra um levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

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Segundo a pesquisa, 69% das pessoas entrevistadas acredita que a inflação está prejudicando principalmente o consumo de alimentos e outros produtos de abastecimento doméstico. Outros 42% sentem um impacto maior no preço do combustível.

O Radar Febraban também revela que a principal opção de investimento dos consultados, no caso de sobra de recursos financeiros, é a comprar imóveis. Cerca de 35% escolheria esse tipo de aplicação, o maior percentual registrado desde o início da série histórica.

O ranking segue com os investimentos bancários (22%) em segundo lugar, a reforma da casa (18%) em terceiro, e a aplicação na poupança (18%) em quarto.

“A pesquisa mostra que a percepção sobre a inflação tem peso relevante pelo impacto direto no poder de compra e na qualidade de vida da população, mas, por outro lado, sugere ainda que o desejo dos consumidores em comprar imóvel em 2022 pode animar o setor imobiliário no próximo ano”, afirma o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, chefe da pesquisa e presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).

O que mais pesa no bolso?

Confira os resultados da pesquisa que mostra a percepção dos brasileiros sobre os impactos da inflação:

  • Principal impacto é no consumo de alimentos e outros produtos de abastecimento doméstico: 69% dos entrevistados;
  • Principal impacto é no preço do combustível: 42% dos entrevistados;
  • Principal impacto é no pagamento de serviços de saúde e remédios: 19% dos entrevistados;
  • Principal impacto é no preço da passagem de transporte público: 6% dos entrevistados;
  • Principal impacto é no pagamento da escola, faculdade ou outros serviços de educação: 5% dos entrevistados; e
  • Principal impacto é na compra de veículos e imóveis: 4% dos entrevistados.




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