scorecardresearch ghost pixel



Pessoas sem nenhuma renda terão prioridade no vale-gás nacional?

Ministério da Cidadania estima que o primeiro pagamento do novo benefício deve atender cerca de 5,5 milhões de famílias.



O programa vale-gás nacional foi confirmado, e segundo o Ministério da Cidadania deve atender cerca de 5,5 milhões de brasileiros em sua primeira rodada. As dúvidas agora giram em torno dos pagamentos, inclusive sobre quem será atendido pelo programa.

Leia mais: Auxílio Brasil retroativo: Veja quem poderá receber o valor adicional

A família interessada em receber o benefício precisa ter inscrição atualizada no CadÚnico, com renda mensal por pessoa igual ou inferior a meio salário mínimo.

Além disso, a iniciativa também vai atender beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mas e quem não conseguiu entrar em nenhum programa social e está com zero de renda? Esse grupo terá alguma prioridade para receber o vale-gás?

Segundo a pasta de Cidadania, famílias que estão sem renda estão na lista de prioridades para ganhar o benefício. Contudo, para isso, elas precisam ter cadastro ativo no CadÚnico, conforme citado anteriormente.

Regras do vale-gás

Os critérios de prioridade garantem apenas que a família que satisfaz algumas condições seja escolhida em caso de empate, e não que outras pessoas não vão receber os repasses. As prioridades para receber o vale-gás são:

  • Mulheres vítimas de violência doméstica sob proteção de medidas protetivas;
  • Beneficiários do Auxílio Brasil;
  • Famílias com renda per capita baixa;
  • Famílias mais numerosas.

O que se sabe até agora é que o programa pagará pelo menos 50% do valor médio do botijão de gás de 13 kg, segundo apurado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os repasses serão feitos a cada dois meses e a previsão é que o primeiro ocorra ainda em dezembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário