scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep e aposentadorias vão ter reajustes em poucos dias; veja os novos valores

Os pagamentos do PIS/Pasep, assim como da aposentadoria e outros benefícios, vão ter mudança em janeiro de 2022.



Logo no início do ano, aposentadorias e o abono salarial do PIS/Pasep vão ter reajuste nos valores. O motivo é o novo salário mínimo que começa a valer já no início do ano. Os benefícios sociais são calculados de acordo com o valor do salário mínimo.

Leia mais: Concurso Petrobras abre 757 vagas em diversas áreas; Salário inicial de R$ 11 mil

Dessa forma, diante da previsão de reajuste para o começo do ano, o novo valor vai mexer também nas aposentadorias e no PIS/Pasep.

Reajustes em janeiro

Os valores pagos aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão ser reajustados agora no começo do ano. O novo cálculo vai considerar o valor de R$ 1.210,44, ou seja, o novo salário mínimo para 2022.

O mesmo acontece com todos os outros benefícios sociais, que são redefinidos de acordo com esse mesmo valor. O motivo do reajuste mais alto desta vez é a inflação, que fez o salário mínimo subir pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Por isso, a aposentadoria, assim como as pensões, PIS/Pasep, seguro desemprego e tantos outros benefícios já começam com novos valores em janeiro de 2022.

No caso da aposentadoria, quem recebe até um salário mínimo vai ver o reajuste a partir de 25 de janeiro. Por outro lado, quem recebe mais que isso vai ter o valor pago com reajuste entre 1º e 7 de fevereiro.

Já o PIS/Pasep vai pagar o equivalente a um salário mínimo. E o seguro-desemprego para quem for demitidos sem justa causa também vai considerar o novo valor.

O reajuste no salário mínimo é o mais alto dos últimos anos. Sendo que o motivo para o reajuste acima da previsão inicial do governo é justamente a alta na inflação acumulada ao longo do ano de 2021. Apesar do reajuste maior no salário mínimo, o poder de compra da população brasileira não deve mudar em 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário