scorecardresearch ghost pixel



Precisando relaxar? Conheça 4 chás para reduzir a ansiedade

Ingredientes naturais presentes nas bebidas ajudam no combate aos sintomas da ansiedade, mas devem ser tomados com cautela.



Tomar um bom chá pode ser um momento relaxante por si só, mas vai bem além disso. Substâncias naturais presentes nessas bebidas podem aliviar e combater os sintomas da ansiedade, um dos principais males que afetam a sociedade atual.

Leia mais: Misturas caseiras que afastam baratas dos quartos e da casa

Segundo a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, esses efeitos são cientificamente comprovados. “Para que o ingrediente consiga promover tal ação, ele precisa agir diretamente no organismo aumentando a produção de neurotransmissores ou das substâncias químicas que induzem ao relaxamento e conforto do corpo e das células”, explica.

Quando comparado a um remédio, o efeito dos chás é mais lento, diz a nutricionista funcional Hellen Spessato, da Clínica NutriCilla. “Os alimentos e os chás têm compostos ativos que agem de determinada maneira no nosso organismo. Um exemplo é o maracujá, que tem um composto chamado passiflora, que ajuda acalmar”.

Modo de preparo

Para preparar o chá, basta escolher a erva ideal, aguardar a água iniciar a fervura e desligar o fogo. Em seguida, é só adicionar o ingrediente escolhido e tampar a panela por cerca de 10 minutos. O ideal é não adoçar, mas isso fica por conta do paladar.

As bebidas mais indicadas para problemas com ansiedade são as que reduzem as interações entre os neurotransmissores e ajudam a aumentar a sensação de calma e bem-estar.

4 chás que combatem a ansiedade

  1. Maracujá (Passiflora edulis): contém seratonina e maracujina, que ajudam a promover um efeito calmante, além de alcaloides, que reduzem a pressão arterial. A quantidade indicada é de 3g de folhas secas para 150 ml de água por infusão.
  2. Flor de laranjeira (Citrus Aurantiun L.): indicada para casos de insônia e nervosismo. Uma colher de sopa é suficiente para 300 ml de infusão.
  3. Erva-cidreira (Melissa Officinalis L.): combate a ansiedade e a insônia a ainda ajuda a normalizar as funções gastrointestinais. O preparo indicado demanda uma colher de sobremesa de folhas e ramos frescos ou secos bem picados por infusão.
  4. Camomila (Matricaria chamomilla): a planta é usada para fins sedativos e como relaxante muscular. Duas colheres de chá de flores secas de camomila fazem 250 ml de bebida.

Atenção na hora de consumir

Mesmo que as bebidas sejam naturais, é preciso ter atenção na hora do preparo e na frequência em que são consumidas. Em exagero, as substâncias podem gerar efeitos colaterais.

“A passiflora, por exemplo, pode causar sonolência. Assim, tomar e dirigir um carro, não é legal. Já a camomila pode prender o intestino, no caso de alguém que já tenha predisposição”, afirma Hellen.

“Algumas pessoas podem apresentar baixos níveis de tolerância para determinadas substâncias, por isso o consumo dessas bebidas e chás como fim terapêutico devem sempre ser orientados e acompanhados por um profissional”, adverte Edvânia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário