scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em janeiro

Aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida, que volta a ser obrigatória em 2022. Veja o calendário.



Quem recebe benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa passar pela prova de vida. Se o segurado não fica em dia com a prova de vida, ele pode ter o benefício cancelado. A prova de vida é a forma encontrada pelo INSS para pagar os benefícios para quem tem direito. Ou seja, é uma maneira de evitar fraudes. Apesar disso, durante a pandemia da Covid-19 teve mudança no calendário da prova de vida.

Leia mais: Confira as as mudanças na aposentadoria do INSS em 2022

Prova de vida

Antes de tudo é bom lembrar que a prova de vida do INSS foi suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Apesar disso, os segurados precisam ficar atentos, já que agora ela volta a ser obrigatória. Quem perde a prova de vida pode ter o benefício cancelado. O prazo para regularizar a situação começa em janeiro de 2022.

O calendário da prova de vida segue até abril do ano que vem. De acordo com o INSS, mais de 3,3 milhões de pessoas podem perder o benefício se não regularizarem a situação.

Por isso, para fazer a prova de vida é só procurar uma agência do INSS, ainda no banco onde o beneficiário já recebe o dinheiro todos os meses.

Outra forma de fazer a prova de vida é agendando o serviço por meio do aplicativo “Meu INSS”. Quem tem mais de 80 anos e alguma dificuldade de locomoção é possível agendar a prova de vida em casa. Ou seja, uma equipe do INSS vai até a residência do segurado para garantir a atualização do procedimento.

Os segurados que estão nessa situação podem agendar a visita por meio do aplicativo “Meu INSS” ou ligando para o telefone 135. Se passar de dois meses sem a atualização da prova de vida, os valores ficam bloqueados. Depois de seis meses o benefício é cancelado.

Outra mudança para os aposentados e pensionistas que já começa a valer em 2022 é o valor pago pelos benefícios. Com o reajuste do salário mínimo, o valor dos benefícios também passa a ser calculado com base no novo salário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário