scorecardresearch ghost pixel



Cuidado com o golpe! Prova de vida do INSS via WhatsApp é falsa

Criminosos enviam mensagens via WhatsApp em esquema que visa roubar dados de aposentados e pensionistas do INSS para aplicar golpes.



Se você precisa fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fique atento a um novo golpe que surgiu recentemente. Criminosos estão enviando mensagens no WhatsApp do segurado informando que o procedimento está disponível por meio de aplicativo, mas a informação no procede.

Até o momento, a prova de vida só pode ser feita presencialmente, em uma agência bancária. Somente em alguns casos, os aposentados e pensionistas podem realizar o exame pela internet, mas direto no aplicativo Meu INSS.

Para estar apto ao procedimento digital, que é feito por biometria, o segurado precisa ter recebido um convite via e-mail ou SMS. A prova de vida digital está em fase de testes, por isso somente quem tem Carteira de Habilitação Nacional (CNH) digital ou recadastrou o Título de Eleitor pode participar.

Como evitar o golpe?

Para não ser mais uma vítima desse tipo de fraude, jamais clique em links ou responda mensagens que não foram enviadas por meios oficiais. Sempre desconfie quando alguém solicitar dados como fotos, senhas e informações pessoais, já que o INSS nunca pede esse tipo de informação por meio de mensagens.

Se alguém lhe enviar alguma mensagem pelo WhatsApp informando que a prova de vida está disponível pelo aplicativo, bloqueie o contato e denuncie esquema criminoso.

Com as informações do segurado em mãos, o golpista pode realizar um série de crimes, como solicitar empréstimos e cartões em seu nome, abrir contas, entre outros. No caso de dúvidas, entre em contado pelo aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135.

Leia mais: Projeto cria alternativa para realização da prova de vida do INSS




Voltar ao topo

Deixe um comentário