Final de ano chegando é hora de despertar aquele chef de cozinho interior. As ceias de Natal e Ano Novo costumam ser únicas e caprichadas. Nessa hora vale inovar e apelar para pratos fora do cotidiano. Um ingrediente que pode fazer toda a diferença em seu cardápio é o tomate seco. Aliás, se este tomate for 100% caseiro, o sucesso é quase garantido.
Veja também: Descubra como escolher melancia para comer ou fazer suco
Diferentemente do que se possa imaginar, fazer uma boa conserva de tomate seco não é tão difícil. Siga as instruções presentes nesta receita e aprecie os elogias que sua iguaria irá receber pelos convidados.
Tomate seco caseiro
Receita dedicada para confecção de aproximadamente 10 porções.
Ingredientes:
- 1,5 kg de tomates vermelhos (do tipo de sua preferência);
- ½ xícara de chá com açúcar;
- ½ colher de sopa com sal;
- Azeitonas (colocar quantidade a gosto);
- Temperos e especiarias que preferir.
Preparo
Lave bem todos os tomates utilizando água e sabão. Segue-os e comece cortando ao meio. Com uma colher, retire todas as sementes presentes na poupa. Deposite todos os tomates cortados em uma assadeira e mantenha as cascas viradas para cima.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque a forma com os tomates. Deixo-os assar por aproximadamente 60 minutos. Fique de olho para impedir que os tomates queimem ou desidratem completamente. As diferentes temperaturas entre fornos podem resultar em cozimentos diferentes.
Após retirar a assadeira do forno, desvire os tomates e tempere com as especiarias de preferência. Dentre as opções possíveis de tempero estão:
- Orégano;
- Alho;
- Anis estralado;
- Folha de louro;
- Pimenta do reino;
- Pimenta calabresa;
- Alecrim.
Depois de temperar os tomates, retorne a forma ao forno e deixe assando por mais tempo. O indicado é assar novamente pelo tempo médio e 30 minutos. Assim que terminar, espere esfriar e adicione os tomates seco a um pote com tampas. Preencha o pote com azeite de oliva e armazena na geladeira.