Muitos brasileiros podem estar perdendo a chance de receber uma bolada com a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com o portal LOIT FGTS, onde milhares de pessoas fazem seus cálculos, o valor médio da ação é de R$ 10 mil por trabalhador.
Leia mais: MEI: Contribuição mensal deve mudar em 2022; veja como fica
Em algumas casos, o ganho pode ultrapassar bastante essa média, chegando a cerca de sessenta salários mínimos (R$ 66 mil). Até esse teto, é possível entrar com o pedido em um Juizado Especial Federal, sem precisar de advogado.
“É interessante ter esses parâmetros de valor em mente, pois isso indica que a grande maioria dos brasileiros pode entrar com o pedido de forma autônoma e descomplicada pela via dos juizados especiais”, explica Derek Oedenkoven, CEO da LOIT.
Quem quiser calcular o valor de uma possível revisão só precisa acessar o site fgts.loitlegal.com.br e anexar seus extratos completos do FGTS, em formato PDF.
O que é a revisão do FGTS?
Essa ação pede a troca do índice usado na correção dos valores depositados no FGTS desde 1999 até dias atuais. Atualmente, é adotada a TR (taxa referencial), que está zerada e gera perdas por conta da inflação.
Para tornar o sistema mais justo e evitar que o dinheiro seja “comido”, a ideia é adotar um indexador como o IPCA, que mede a inflação no país. Mesmo quem já sacou o benefício pode solicitar a revisão para ter acesso aos valores que perdeu durante esses anos.
A ação (ADI 5090) que trata sobre o tema aguarda decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda não se sabe quando o assunto será decidido, mas é importante protocolar o pedido de revisão o quando antes para não perder a oportunidade de ter seus valores corrigidos.