scorecardresearch ghost pixel



Roubo de perfil: Configuração simples pode evitar esse tipo de golpe no Instagram

Golpistas invadem contas de usuários comuns e colocam itens como carros e eletrodomésticos à venda para roubar dinheiro.



As redes sociais conectam pessoas de qualquer lugar do mundo, mas também há que as use para cometer golpes. Um dos esquemas que se tornou bastante popular ocorre no Instagram: o cibercriminoso rouba a conta de uma pessoa comum e coloca objetos como carros e eletrodomésticos à venda.

Leia mais: Novo recuso do WhatsApp ajuda quem recebe muitas mensagens

O fim você pode imaginar: os amigos e seguidores de quem teve a conta invadida acabam tendo seu dinheiro roubado com a falsa venda.



Esse golpe ficou mais comum após os diversos vazamentos de dados ocorridos nos últimos tempos. Outra forma dos hackers obterem a senha para entrar na conta da vítima é por meio do chamado phishing, golpe em que a pessoa clica em um site falso e passa seus dados pessoais.

Felizmente, existe uma maneira bem simples de evitar que sua conta do Instagram seja roubada. O recurso está disponível nas configurações da própria plataforma.

Como evitar roubo de conta no Instagram

A autenticação de dois fatores é uma tecnologia que garante dupla proteção à conta. Isso significa que mesmo que alguém tenha acesso à sua senha, ela não conseguirá entrar no seu perfil sem passar por uma segunda etapa de verificação.



Para fazer login no Instagram em um novo dispositivo, a pessoa terá que informar um código enviado via SMS ou WhatsApp para um dispositivo confiável. Como só você tem acesso à essa informação, o golpista não poderá acessar seu Instagram.

Passo a passo para ativar a autenticação de dois fatores:

  1. Abra o Instagram;
  2. Entre no menu “Configurações”;
  3. Aperte em “Segurança”;
  4. Ative a “Autenticação de dois fatores”.

Pronto, agora é só aproveitar a rede social com mais segurança.




Voltar ao topo

Deixe um comentário