scorecardresearch ghost pixel



Saque do FGTS terá liberação emergencial ainda em 2021, confirma Caixa

Trabalhadores vítimas de desastres naturais que afetaram o país nos últimos dias terão acesso ao saldo do seu FGTS.



A Caixa Econômica Federal confirmou a liberação de uma rodada emergencial de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para vítimas das fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia e norte de Minas Gerais nos últimos dias. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, a instituição já está preparada para fazer os repasses.

Leia mais: Vale-gás será pago a quem não está inscrito no CadÚnico?

A retirada ficará disponível para trabalhadores moradores de cidades que decretarem estado de calamidade em razão do desastre natural. Somente quem vive nesses municípios estará apto a fazer o saque.

O Ministério do Desenvolvimento Regional fará o reconhecimento das cidades que decretaram estado de calamidade pública por meio de uma portaria. Em seguida, a Caixa poderá autorizar os resgates emergenciais do FGTS.

“Precisa acontecer um pedido do Ministério e das prefeituras indicando os bairros (que estão em pior situação). Ao fazer isso, nós pagamos em até 5 dias utilizando a loterias, agências e aplicativos”, explicou Guimarães.

Cada trabalhador terá direito a um valor diferente, de acordo com o saldo disponível em sua conta do FGTS. O banco planeja limitar o saque a R$ 6,2 mil, mas ainda não foi tomada uma decisão sobre o assunto. Mais detalhes devem ser divulgados nos próximos dias.

Calamidade pública

A lei prevê que o cidadão que mora em uma região em estado de calamidade pública tem direito a sacar seu FGTS. O objetivo é oferecer apoio a pessoas que passam por desastres.

As regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais vem enfrentando fortes chuvas desde o início de dezembro, que resultaram em nove mortes já confirmadas pela Defesa Civil. Cerca de 3,7 mil cidadãos estão desabrigados e mais de 200 ficaram feridos. O medo de que novos temporais ocorram e mais estragos sejam feitos continua.




Voltar ao topo

Deixe um comentário